O SAAE é o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Palmital e atua na captação, tratamento e distribuição de água potável e na coleta, tratamento e destinação final do esgoto tratado.
Antes da existência da Autarquia SAAE, os serviços de água e esgoto em Palmital eram realizados pela Prefeitura Municipal. Por iniciativa do Poder Executivo e com aprovação do Poder Legislativo, visando desvincular e melhorar estes serviços, criou-se a Lei Municipal n.º 641 de 29/01/1968 que constituiu uma Administração Indireta em forma de Autarquia, com a finalidade de torná-la autossustentável, dispondo de autonomia econômica/financeira e administrativa, ter seus próprios bens patrimoniais e seu próprio quadro de servidores, proporcionando assim uma melhor prestação de serviços à população.
Conforme estabelece o art. 2º da Lei n.º 641 de 29/01/1968 – compete ao SAAE: estudar, projetar e executar, diretamente ou mediante contrato com organizações especializadas em engenharia sanitária, as obras relativas à construção, ampliação ou remodelação dos sistemas municipais de abastecimento de água potável e de esgotos sanitários; operar, manter, conservar e explorar, os serviços de água potável e de esgotos sanitários; lançar, fiscalizar e arrecadar as contas dos serviços de água e esgotos e as contribuições de melhoria que incidirem sobre os terrenos beneficiados com tais serviços; exercer quaisquer outras atividades relacionadas com os sistemas municipais de água e esgotos, compatíveis com as leis em vigor.
O SAAE deverá sempre atender aos padrões estabelecidos pela Portaria de Consolidação nº. 05, de 28 de setembro de 2017 - Anexo XX do Ministério da Saúde e a Resolução SS 65 de 12 de maio de 2005 da Secretaria Estadual de Saúde. Obedecendo as Leis ambientais em vigor, todo esgoto coletado pelo SAAE, tem que ser tratado antes de ser despejado nos corpos receptores.
Ganhe agilidade nas solicitações
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Palmital, sempre preocupado em proporcionar mais agilidade nos serviços prestados ao seu público, ampliou a quantidade de serviços que podem ser solicitados por meio do WhatsApp: (18) 3351-1131, 3351-4600.
Outra opção é acessar os serviços no site:
www.saaepalmital.sp.gov.br, na aba sua “conta”. Outros canais de comunicação diretos de atendimento aos usuários são pelos telefones: (18) 3351-1131, 3351-4600, 3351-4655 ou ainda pelo e-mail:
[email protected]