O Departamento de esportes, existe para fomentar a prática esportiva e o bem-estar da população. Os principais objetivos são:
Democratizar o acesso ao esporte:
- Criar e manter programas gratuitos para crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência.
- Inclui escolinhas, projetos sociais e eventos comunitários.
Promover saúde e qualidade de vida:
- Usar atividade física como ferramenta de saúde pública, combatendo sedentarismo, obesidade e doenças crônicas.
Revelar e apoiar talentos:
- Identificar atletas na base, dar estrutura de treinamento e viabilizar participação em competições regionais, estaduais e nacionais.
Construir e manter infraestrutura:
- Gerir ginásios, campos, quadras, pistas e praças esportivas. Garantir que estejam acessíveis e em boas condições para o uso.
Organizar eventos e competições:
- Realizar campeonatos municipais, corridas de rua, jogos escolares e apoiar eventos de federações.
Integrar esporte e educação:
- Parcerias com escolas para incluir modalidades no contraturno, jogos escolares e formação de professores de educação física.
Fomentar o paradesporto:
- Garantir políticas específicas para atletas com deficiência, com acessibilidade e competições adaptadas.
Gerar impacto social:
- Usar o esporte para inclusão, redução da violência, ocupação do tempo livre de jovens e fortalecimento de vínculos comunitários.
Captar recursos e parcerias:
- Buscar verba via leis de incentivo, convênios com estado/união e parcerias com iniciativa privada para ampliar projetos.
Profissionalizar a gestão esportiva:
- Capacitar técnicos, formar árbitros e dar suporte a clubes e associações locais.
No fundo, a secretaria transforma esporte em política pública: tira a criança da rua, dá oportunidade ao atleta e melhora a saúde da cidade.