A Coordenadoria de Finanças executa atividades relativas aos assuntos financeiros, fiscais e orçamentários de Palmital e tem como principal atribuição zelar pela parte orçamentária e financeira municipal.
Compete ao Departamento de Finanças:
▶ Elaborar o orçamento e controlar sua execução;
▶ Processar a despesa;
▶ Exercer a contabilização orçamentária, financeira e patrimonial;
▶ Movimenta as contas bancárias da Prefeitura;
▶ Exercer as atividades relativas ao recebimento, movimentação, pagamento e guarda de valores;
▶ Executar o registro e controle contábil da Prefeitura;
▶Exercer a auditoria contábil sobre os órgãos componentes e complementares da estrutura administrativa da Prefeitura;
▶ Promover a elaboração dos planos plurianuais e de seus desdobramentos anuais, os programas setoriais e os projetos específicos;
▶ Promover a programação orçamentária, inclusive o orçamento programa anual;
▶ Promover a programação financeira;
▶ Coordenar a elaboração da mensagem anual do Prefeito à Câmara Municipal;
▶ Analisar e avaliar permanentemente a situação econômica e financeira do Município;
▶ Dirigir e executar as políticas e a administração econômica e financeira da Prefeitura;
▶ Elaborar estudos e pesquisas para a previsão da receita, bem como adotar as providências executivas para obtenção de outros recursos financeiros;
▶ Realizar a contabilidade geral do Município;
▶ Planejar e coordenar, em conjunto com o Departamento de Habitação, Obras e Serviços, a aquisição e execução de serviços e obras de engenharia;
▶ Oferecer orientação e definir o relacionamento com os contribuintes;
▶ Controlar os investimentos públicos e a dívida pública municipal;
▶ Elaborar os projetos de Lei de Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento Anual;
▶ Promover o controle e a execução do orçamento do Município;
▶ Oferecer, através de seus órgãos específicos, consultoria e assessoria financeira, orçamentária e contábil aos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta, entre outras atribuições.