21 MAR 2023
SAÚDE
PALMITAL É EXEMPLO NO ENFRENTAMENTO À DENGUE E É SELECIONADO PARA MOSTRA NACIONAL
AVALIAR
Muitas cidades têm se preocupado com o aumento de casos de dengue, no entanto, Palmital tem se destacado positivamente no combate à doença. Dados do boletim epidemiológico de 2020 mostram que tivemos impressionantes 1.523 casos positivos de dengue, mas graças às diversas ações promovidas pela atual gestão desde 2021, o número de casos diminuíram significativamente nos últimos anos.

Em 2021, foram registrados apenas 27 casos positivos de dengue em Palmital, enquanto em 2022 esse número subiu para 35. No entanto, a redução segue expressiva em 2023, com apenas 29 casos positivos até o momento, enquanto municípios vizinhos apresentam números alarmantes.

As ações promovidas pela Prefeitura de Palmital incluem o Mutirão de Limpeza que está em andamento na cidade, que promove principalmente a coleta de resíduos em frente às residências, limpeza de lotes vagos, galerias de águas pluviais e bocas de lobo. E o 1º Arrastão Contra a Dengue, com equipes realizando visitas domiciliares para orientar a população, aplicar larvicida e recolher objetos que são possíveis focos de dengue.

Além disso, na última sexta-feira (17), durante o 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, um plano conjunto de ações, desenvolvido por agentes de saúde do município para o enfrentamento da dengue, foi escolhido para representar o estado de São Paulo na Mostra Nacional "Aqui Tem SUS", que ocorrerá em Goiânia no mês de julho, durante o congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

Ao todo, 1.496 trabalhos foram inscritos, de 645 municípios do estado, e apenas 30 foram premiados. Além dos premiados, mais oito trabalhos foram selecionados para representar o estado de São Paulo na Mostra Nacional.

Com a conscientização da população e o engajamento da Prefeitura, Palmital mostra que é possível reduzir drasticamente os casos de dengue, mesmo em regiões que enfrentam problemas com a proliferação do mosquito transmissor.