06 JUN 2023
FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO: UMA CELEBRAÇÃO DA NOSSA FÉ, CULTURA E TRADIÇÃO
Neste sábado (10), os corações se enchem de alegria e gratidão na Festa do Divino Espírito Santo. Há mais de 45 anos, esse evento tradicional reúne pessoas de todos os cantos em um ato de agradecimento pelas bênçãos recebidas ao longo do ano e para celebrar a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos de Jesus Cristo.

Desde o dia 15 de abril, integrantes da Companhia do Divino têm percorrido as residências na cidade e nos bairros rurais, visitando os moradores para arrecadar as tão esperadas prendas. Essa é uma tradição que fortalece os laços comunitários, unindo as famílias em um gesto de generosidade e solidariedade. E no início da semana passada, os voluntários deram início à preparação das refeições que serão servidas aos visitantes.

Neste ano, com o apoio da Prefeitura Municipal de Palmital, a festeira Maria Julha Pereira Vargas e família recebem de braços abertos, moradores de Palmital e região na Igreja São Benedito na Água da Corredeira. A partir das nove horas da manhã, as festividades tomarão vida. A missa, momento de comunhão e renovação espiritual, abrirá as celebrações. Em seguida, a mesa dos anjos será montada, repleta de iguarias e simbolizando a partilha entre os fiéis. O encontro da bandeira, momento tão aguardado, trará a emoção de ver a bandeira do Divino Espírito Santo sendo conduzida com devoção e alegria. E, é claro, não podemos esquecer do leilão, onde preciosidades e doações generosas serão arrematadas em prol da festa.

A prefeitura estará oferecendo transporte gratuito para a população até o recinto do evento das 9h às 15h. O ponto de partida será o Pelotão da PM, com paradas na praça São José e em frente ao Supermercado Angelo Zanetti. A iniciativa visa facilitar o acesso e garantir que todos possam participar do evento com comodidade e segurança.

A prefeitura, além de seu apoio com a infraestrutura do evento e disponibilização de transporte, realizou uma ação especial em prol do evento. No dia 17 de abril, os festeiros Valter Benedito de Oliveira e José Augusto Vargas foram recebidos pelo prefeito Luis Gustavo em seu gabinete. Nesse encontro, foram entregues os uniformes que serão utilizados para identificação dos cantores e organizadores da festa. É mais uma forma de valorizar e engrandecer a cultura e a tradição que estão enraizadas na essência do povo palmitalense.

Neste momento de contemplação, lembramos da importância de preservar e enaltecer nossas raízes culturais através da Festa do Divino Espírito Santo em Palmital. Através da devoção, do compartilhamento e da generosidade, fortalecemos nossa identidade, reafirmamos valores e construímos memórias que atravessam gerações. Que essa festa continue a brilhar, inspirando outras celebrações e fortalecendo os laços entre as pessoas, para que possamos construir um futuro ainda mais promissor, onde nossa cultura e tradição sejam sempre valorizadas e celebradas.

Viva a Festa do Divino Espírito Santo! Viva nossa cultura e tradição!