13 ABR 2023
SAÚDE
PREFEITURA AMPLIA PROGRAMA "CUIDANDO DA MULHER" E DISPONIBILIZA IMPLANTE SUBCUTÂNEO PARA TODAS AS ADOLESCENTES DE 14 A 19 ANOS PARA REDUZIR GESTAÇÕES NÃO PLANEJADAS

A Prefeitura de Palmital, por meio do departamento de Saúde, ampliou o programa "Cuidando da Mulher", que agora disponibilizará o implante subcutâneo para todas as adolescentes de 14 a 19 anos e menores de 14 anos com alguma vulnerabilidade (risco social, dependência química ou deficiência intelectual). O objetivo é reduzir o número de gestações não planejadas e diminuir a taxa de mortalidade infantil e materna.

O método contraceptivo reversível de longa duração é indicado para adolescentes e não é previsto pelo SUS. Por isso, a ação será assumida pela Prefeitura com recursos próprios, para ampliar a oferta de métodos contraceptivos para esse público. Além disso, o programa também está disponibilizando a inserção de dispositivo intrauterino para mulheres diagnosticadas com menorragia idiopática.

Para ter acesso, as pacientes devem estar cadastradas e em acompanhamento médico em uma das Unidades de Saúde da rede municipal. O fluxo para o encaminhamento das mulheres para o programa será estabelecido pelo médico ginecologista.

Os métodos contraceptivos reversíveis de longa duração são opções seguras para evitar uma gestação não planejada a longo prazo, sem a necessidade da intervenção diária da paciente e sem prejudicar a sua fertilidade no futuro. Além disso, por ser reversível, o implante subcutâneo pode ser retirado pelos médicos quando a mulher quiser engravidar de forma planejada.

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Palmital demonstra a sensibilidade para investir em planejamento familiar, oferecendo uma oportunidade de qualidade de vida e um futuro melhor para as mulheres do município, especialmente as mais vulneráveis. Essa ação é fundamental para assegurar o bem-estar e a autonomia delas, que poderão escolher o melhor momento para ter filhos, de acordo com suas condições de vida e projetos pessoais.
.
#PalmitalCidadeFeliz