Nesta quinta-feira (8), o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, em parceria com o Departamento de Assistência Social da Prefeitura, promoveu a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no anfiteatro do Centro Cultural. O objetivo principal do evento é reunir a servidores, representantes de setores da sociedade e população em geral para discutir propostas de políticas públicas para melhorar o atendimento e o bem estar do idoso no município. O tema central do evento foi definido como “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
A cerimônia foi aberta no início da tarde pelo representante do legislativo, o presidente da Câmara vereador Miguel Bueno. Em sua fala, ele destacou a importância do idoso na sociedade e a relevância da conferência para construção de políticas públicas dedicadas à população desta faixa etária. Na sequência a vice-prefeita e presidente do Fundo Social de Solidariedade Ana Elisa Martins Elias da Silva, que saudou os profissionais que trabalham nas entidades públicas e privadas que cuidam dos idosos do município. Ainda salientou o trabalho da municipalidade neste segmento e que a intenção é melhorar cada vez mais. Em seguida, Ana Elisa fez a abertura oficial dos trabalhos.
O evento seguiu com a leitura do regimento interno, que estabeleceu as regras da conferência. Logo após, foi realizada a palestra da consultora Eliana Albonette, abordando o tema geral da conferência.
Na segunda parte, os participantes tiveram tempo para a apresentação de questões a partir dos eixos temáticos: I – Financiamento das políticas públicas; II – Proteção à vida, saúde e cuidado integral; III – Combate à violência e abandono da pessoa idosa; IV – Participação social e vida comunitária; V – Fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa.
O evento foi encerrado após as discussões dos eixos propostos, com a plenária de aprovação das propostas. As questões levantadas servirão como base para elaboração de ações eficazes para garantir a melhoria no atendimento e bem-estar da pessoa idosa. O trabalho produzido nesta conferência será encaminhado para as fases estadual e federal, contribuindo de forma geral para o fortalecimento das ações neste segmento.