Nesta segunda-feira (12), no Espaço Multiuso Sebastião Luís Pereira Lima, os Departamentos de Educação e Assistência Social da Prefeitura promoveram uma importante ação de conscientização voltada aos alunos da rede municipal de ensino e dos projetos Gota Verde e Tobias Aguiar. A atividade faz alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, e ao primeiro ano do Decreto Municipal que instituiu a Escuta Especializada no município (nº 5124/2024),
A atividade contou com a apresentação da peça teatral “O Segredo”, encenada pelo grupo Circo Teatro Sem Lona, de Maringá. Em duas sessões, nos períodos da manhã e tarde, o espetáculo trouxe de forma leve e lúdica a história de uma criança que vivenciou uma situação de abuso, abordando com sensibilidade temas como confiança, medo, coragem e a importância de buscar ajuda. O teatro destacou o papel fundamental de romper o silêncio e mostrou, de maneira clara e acessível, como agir, a quem recorrer e quem pode ajudar nesses casos.
Com o lema “Falar é a melhor proteção”, a ação reforça a responsabilidade da municipalidade em promover a conscientização e o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Ao utilizar o teatro como forma de entretenimento educativo, a iniciativa demonstra que é possível abordar temas delicados com respeito e sensibilidade, despertando reflexão, empatia e coragem.