Palmital recebeu recentemente a Usina de Reciclagem Móvel de Resíduos da Construção Civil. O equipamento será de uso compartilhado entre os 41 municípios conveniados do CIVAP - Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema.
A usina móvel tem capacidade de processar 80 a 100 toneladas de resíduos por hora e é responsável por triturar e transformar em uma granulometria de 15 a 55 milímetros os resíduos de construção civil, que incluem uma mistura de materiais inertes oriundos de construções, reformas, reparos e demolições de obras.
O material resultante da britagem será utilizado na manutenção de estradas rurais de Palmital como revestimento primário, pois facilitam a compactação do solo, gerando economia para o município.
A usina estará localizada nos próximos 21 dias na Área de Trasbordo e Triagem Municipal (ATT), que foi revitalizada recentemente pela atual gestão municipal. A área conta com rampa para beneficiamento dos resíduos de construção civil (RCC), setorização interna para outros tipos de resíduos sólidos e triagem interna das caçambas recebidas.
A iniciativa faz parte do PROBEN RCC, o programa de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil do Civap, que atende a grande demanda das prefeituras consorciadas, oferecendo soluções compartilhadas para a destinação adequada de resíduos oriundos da construção civil, um problema ambiental que afeta a maioria dos municípios brasileiros.
Palmital, assim como os demais municípios conveniados, contribuirá anualmente para o financiamento do equipamento. Com essa iniciativa, a Prefeitura de Palmital reforça seu compromisso com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente.