11 JAN 2023
PREFEITURA AMPLIARÁ OFERTA DE EXAMES DE PAPANICOLAU PARA O PERÍODO NOTURNO
Ao longo do ano, uma vez ao mês, as unidades de saúde do município vão ofertar a coleta do material para exame Papanicolau (exame de prevenção do câncer de colo de útero), das 18h às 21h, para atender ao público feminino que não pode comparecer aos postos de saúde durante o período normal de expediente.

A iniciativa faz parte do programa lançado recentemente “Cuidando da Mulher”, e poderá ser realizado por todas as mulheres que já iniciaram a atividade sexual, independentemente de onde a paciente está cadastrada, independente de idade ou agendamento prévio e mesmo sem pedido médico.

No dia 26 de janeiro, os exames serão realizados no ESF I “Dr. Orlando Cadrobbi”, localizado na Rua Bahia, nº 22. As datas seguintes e locais disponíveis serão divulgados no início de cada mês.

Principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer cedo o diagnóstico do câncer de colo de útero, antes que a mulher tenha sintomas, o Papanicolau deve ser feito anualmente. Sua realização periódica permite que o tratamento comece logo na fase inicial, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade pela doença, que representa hoje a quarta causa de morte de mulheres no Brasil.

Quando diagnosticada na fase inicial, as chances de cura da doença são de 100%. Por isso, a Secretaria de Saúde convoca todas as mulheres para participar da iniciativa, as quais devem retornar ao ESF onde foi realizada a coleta, na data marcada, para pegar o resultado e receber orientações.

Para garantir um resultado preciso, é importante que a mulher não tenha relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores à coleta do Papanicolau, evite o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame, bem como não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.