17 OUT 2022
SAÚDE
PROGRAMA APRENDER COM SAÚDE: PREFEITURA PROMOVE ATENDIMENTOS ODONTOLÓGICOS NAS ESCOLAS
Desde a última segunda-feira (17), equipes da Saúde Bucal estão percorrendo as unidades da rede municipal de ensino para promover atendimentos odontológicos, orientações e distribuição de kits de higiene para os alunos.

A iniciativa faz parte das ações previstas no novo programa municipal “Aprender com Saúde”, que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades, que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.

O lançamento do programa ocorreu no dia 20 de junho de 2022 e inicialmente, os alunos começaram a ser monitorados através de procedimentos de pesagem, medição de altura e cálculo do IMC. São estratégias, que serão realizadas regularmente para prevenção e controle da obesidade infantil e do risco nutricional de crianças com baixo peso.

De 15 a 31 de agosto, as equipes da Saúde percorreram as escolas realizando exames de acuidade visual em alunos, matriculados desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, na rede municipal e estadual de ensino. Os profissionais avaliaram 946 alunos e constataram algum tipo de dificuldade de visão em 270, que estão sendo encaminhados para o acompanhamento de um oftalmologista. Com isso, espera-se ajudar o desenvolvimento escolar, diminuir a evasão escolar, prevenir problemas visuais e melhorar a qualidade de vida dos alunos na rede pública no Ensino Fundamental e Médio.

Por meio do programa, também são realizadas ações educativas para o combate ao mosquito Aedes Aegypti e mutirões de vacinação nas escolas, para atualização do quadro vacinal das crianças, considerando a baixa cobertura vacinal e o risco de retorno de doenças já erradicadas.