12 JUL 2022
SAÚDE
PREFEITURA INTENSIFICA AÇÕES NA SAÚDE COM ORIENTAÇÕES E MUTIRÕES DE ATENDIMENTOS
Por meio do programa Fila Zero, somente no mês de junho, foram realizados 1.459 procedimentos, entre avaliações e consultas, exames e procedimentos cirúrgicos mais simples. O programa, lançado em 5 de agosto, tem o objetivo de zerar a fila de espera por exames, consultas e cirurgias eletivas em nosso município.

As escolas da rede municipal e estadual receberam os profissionais de saúde para execução das ações previstas no inédito programa municipal “Aprender com Saúde”, que visa contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Inicialmente, 2.274 crianças e adolescentes passaram pelos procedimentos de pesagem, medição de altura e cálculo do IMC.

No dia 24 de junho, a equipe da secretaria de Saúde se deslocou para o distrito de Sussuí com o objetivo de levar atendimento médico e de enfermagem para os moradores do local. A iniciativa oferece exames rápidos, consultas e orientações, e é realizada pelo menos uma vez por mês.

Profissionais de saúde percorreram no último mês as unidades de saúde do município e CCIs com encontros e palestras informativas para prevenir doenças e a gravidade dos seus riscos.

Integrantes do CCI “Eloy Atanis Garcia” receberam no dia 13 de junho orientações individuais sobre o uso, armazenamento e descarte correto de medicamentos. Além disso, a equipe do ESF “Dorival Gaspar”, promoveu a aferição de pressão dos idosos.

No dia 10 de junho, no ESF “Dorival Gaspar”, a enfermeira Carolina Valério instruiu diabéticos sobre os cuidados com a doença e tipos de insulina.

Encontros com orientações sobre hipertensão arterial e colesterol foram promovidos em 10 de junho no ESF II “Dr. Isoaldo Abud” e em 23 do mesmo mês no ESF I “Dr. Orlando Cadrobbi”.

No dia 21 de junho a secretaria de Saúde iniciou uma série de ações educativas direcionadas às pessoas da melhor idade, a fim de alertá-los sobre o alto risco de quedas dentro e fora de casa, oferecendo orientações que podem fazer toda a diferença na rotina de cuidados dos idosos.

As ações ocorreram nos dias 21, 23, 28 e 29 de junho, no CCI “Ilse Ferraz”, CCI “Eloy Atanis Garcia”, ESF “Dorival Gaspar” e ESF I “Dr. Orlando Cadrobbi”. As palestras foram ministradas pelas fisioterapeutas Katia Lopes, Tatiane Ireno, Eliane, pela enfermeira Imara Barros e pelo Dr. Linconl.

No dia 30 de junho, na Academia de Saúde “Manoel Alves dos Santos”, a Assistente Social Rosana Fernandes e o Psicólogo Josepy Ventura, conduziram uma roda de conversa sobre a violência contra idosos”.