O Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social realizou dia 19/02 uma capacitação sobre o Procedimento de Escuta Especializada para a equipe administrativa e de enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Palmital. O objetivo é preparar os profissionais para garantir um atendimento humanizado e adequado a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência que acessarem o serviço.
A Escuta Especializada é um procedimento essencial para proteger vítimas de violência, oferecendo um ambiente seguro para o relato dos fatos, sem revitimização. Além disso, assegura o acompanhamento necessário para a superação das consequências da violência sofrida.
Em Palmital, esse procedimento é regulamentado pelo Decreto 5.124 de 20 de maio de 2024, reforçando o compromisso do município com a proteção da infância e adolescência.
A população também pode colaborar! Caso presencie ou suspeite de qualquer situação de violência contra crianças e adolescentes, denuncie. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100 ou diretamente no Conselho Tutelar do município.
A proteção de nossas crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos!