Palmital deu mais um passo em direção a uma cidade inteligente mais integrada, com a instalação de câmeras de tecnologia OCR nos principais acessos da cidade. Essas câmeras, agora integradas ao Sistema DETECTA, do Estado de São Paulo, elevam ainda mais a eficiência do monitoramento inteligente.
Desde a inauguração da Central de Operações de Palmital (COP) em 2022, o município tem investido na expansão de seu sistema de segurança, implementando aproximadamente 300 câmeras de monitoramento estrategicamente posicionadas em áreas-chave da cidade, incluindo os acessos, escolas, unidades de saúde, praças e demais prédios públicos.
Equipadas com tecnologia Optical Character Recognition (OCR), essas câmeras conseguem ler as placas dos veículos, proporcionando dados valiosos que são processados por meio de inteligência artificial. Essa integração ao DETECTA amplia significativamente a capacidade de cruzamento de dados e fortalece as investigações policiais.
O DETECTA é reconhecido como o maior banco de dados e informações policiais da América Latina, e um dos maiores do mundo. Ao integrar sistemas como Registro Digital de Ocorrências, Instituto de Identificação, Sistema Operacional da Polícia Militar, Sistema de Fotos Criminais, dados de veículos e do Detran, o DETECTA proporciona uma visão abrangente e colaborativa para fortalecer a segurança e a ordem pública.
A Prefeitura de Palmital, ao aderir ao DETECTA, contribui com suas próprias imagens captadas pelas câmeras locais, ampliando o banco de dados e colaborando para uma atuação mais coordenada das autoridades de segurança. Com o novo sistema, Palmital pode detectar veículos roubados, furtados, envolvidos em crimes, relacionados a pessoas desaparecidas ou procuradas. Além disso, o DETECTA fornece acesso aos alertas do atendimento da PM, abrangendo diversas situações do cotidiano municipal, como ações contra o meio ambiente, acidentes de trânsito, interdições de vias públicas, incêndios, entre outros.