O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo aprovou, pela terceira vez seguida, as contas da Prefeitura de Palmital. A decisão se refere ao exercício de 2023 e consolida uma sequência histórica para o município, que não registrava três aprovações consecutivas há décadas.
A conquista representa equilíbrio nas finanças e responsabilidade com o uso do dinheiro público. Segundo a administração municipal, a aprovação significa que Palmital vem conseguindo pagar suas obrigações em dia, manter serviços essenciais funcionando e, ao mesmo tempo, ampliar os investimentos na cidade.
Quando assumiu, em 2021, a atual gestão encontrou dívidas superiores a R$ 4,2 milhões. Desde então, praticamente toda essa dívida foi quitada, sem interromper serviços e com aumento expressivo na arrecadação e nos investimentos. A previsão é que 2025 seja encerrado com saldo positivo, algo que não ocorre em Palmital há mais de 10 anos.
Outro dado que reforça a importância do resultado é o cenário estadual. De acordo com levantamento do Tribunal de Contas, 583 municípios paulistas, o que equivale a 91% do total, receberam alertas por problemas financeiros ou arrecadação abaixo do previsto. Apenas 30 cidades ficaram de fora dessa lista, entre elas Palmital.
91% dos municípios recebem alertas por problemas orçamentários; mais da metade está com arrecadação baixa:
https://www.tce.sp.gov.br/6524-91-municipios-recebem-alertas-por-problemas-orcamentarios-mais-metade-esta-com-arrecadacao