12 JAN 2024
2º ARRASTÃO CONTRA A DENGUE: MOBILIZAÇÃO INTENSA PARA COMBATER O AEDES AEGYPTI
A partir da próxima segunda (15), iniciaremos o 2º Arrastão Contra a Dengue, uma ação para o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Neste esforço conjunto, equipes compostas por agentes do controle de endemias, agentes comunitários de saúde e colaboradores do departamento de Obras percorrerão os bairros, desempenhando atividades cruciais para a prevenção dessas doenças.

As atividades incluirão visitas domiciliares com orientações à população sobre práticas preventivas, aplicação de larvicidas e o recolhimento de objetos que podem servir como focos de proliferação do mosquito.

O objetivo é conter uma explosão de casos, considerando a negligência de práticas cotidianas por parte da população, como remoção de recipientes que possam acumular água parada, limpeza de calhas, caixa d'água e terrenos, por exemplo. A situação é agravada pelo cenário climático atual, marcado pelo calor intenso, escassez de inseticidas e por uma potencial mutação do mosquito observada pelos agentes, acelerando seu ciclo até a fase adulta.

A ação terá início nos bairros CDHU A Jardim Palmital, CDHU B Miguel Huertas, CDHU E Padre Inocente Osés, CDHU D Waldyr Faro, Jardim São Francisco, Jardim das Oliveiras, Vila São José, Vila Santa Emília, Residencial Afonso Negrão, Vila Zanetti, Vila Boa Esperança e parte do Jardim Santa Terezinha, Vila Volga e Centro. Pedimos à população que facilite a entrada dos agentes em suas casas, levando o cuidado para dentro de suas residências.

Reforçamos que a ameaça da dengue afeta a todos indiscriminadamente, e, portanto, o sucesso desta empreitada depende da colaboração ativa de toda a população.

Além dessa iniciativa, a prefeitura manterá outras ações preventivas realizadas regularmente, intensificando a limpeza de bueiros, guias e sarjetas, recolhimento de entulho nas ruas, as visitas dos agentes nas residências com orientações e detecção de possíveis focos, nebulização quando os inseticidas estiverem disponíveis, coleta regular de pneus nas borracharias, limpeza de prédios e outros espaços públicos e limpeza de terrenos abandonados, entre outras.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024