25 AGO 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
LANÇAMENTO HISTÓRICO: INÍCIO DAS OBRAS DA PRIMEIRA USINA DE GERAÇÃO DE ENERGIA COM RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DA AMÉRICA LATINA
Um dia de celebração e conquista marcou a cidade de Palmital nesta sexta-feira (25), com o lançamento oficial da primeira etapa das obras da Usina de Geração de Energia com Resíduos Sólidos Urbanos - CTGE “Eng. Roberto Infiesta”. O evento reuniu autoridades da região e convidados, em um momento que ficará gravado na história como um passo decisivo rumo a um futuro mais sustentável.

Em um feito inovador, Palmital se destaca como pioneira na América Latina ao sediar a primeira usina de geração de energia elétrica a partir de resíduos sólidos urbanos. A iniciativa representa uma mudança significativa no tratamento dos resíduos, convertendo-os em uma fonte valiosa de energia renovável. A previsão é que a usina entre em operação até outubro de 2024. Com capacidade para processar resíduos de cerca de 150 mil domicílios, a usina tem potencial para gerar mais de 150 megawatts por dia, energia suficiente para abastecer quase 30 mil residências anualmente.

O Prefeito Luis Gustavo expressou sua satisfação com o projeto e suas implicações positivas: “Essa usina transcende a ideia de energia sustentável. Ela representa uma mudança transformadora para Palmital, trazendo crescimento econômico, oportunidades de emprego direto e indireto, além de contribuir significativamente para a preservação do meio ambiente”.

O projeto, realizado em parceria público-privada, reflete o comprometimento de Palmital e dos municípios consorciados ao Civap com a sustentabilidade e o meio ambiente. Demonstrando que a união traz soluções mais eficientes, a usina se torna um símbolo da capacidade de trabalhar em conjunto para um futuro mais limpo e próspero.

O Prefeito Luis Gustavo enfatizou o orgulho da cidade por receber a inovação: “Tenho muito orgulho de ver Palmital na vanguarda da inovação, recebendo um projeto pioneiro na América Latina, que provavelmente será replicável em todo o país, muito em breve. Isso coloca nossa cidade como referência em sustentabilidade e energia renovável. Nós temos um compromisso com as futuras gerações e essa usina, com toda a certeza, deixará um legado positivo para os moradores da região, garantindo que tenham um ambiente saudável e qualidade de vida preservada”.

#EnergiaSustentável
#InovaçãoEnergética