17 AGO 2023
PREFEITURA INVESTE NA SAÚDE ESCOLAR COM O PROGRAMA "APRENDER COM SAÚDE"
Por meio do programa municipal Aprender com Saúde, a prefeitura tem promovido ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, enfrentando vulnerabilidades que possam comprometer o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino municipal e estadual.

Durante os dias 07 a 11, agentes do Controle de Endemias estiveram nas escolas oferecendo orientações essenciais sobre a Leishmaniose. A iniciativa visa educar a comunidade escolar sobre essa doença e suas prevenções. No dia 14, a fonoaudióloga Vera Cunha realizou orientações direcionadas aos educadores da EMEF Maria Eulália Vieira Scalla. O foco dessas orientações é a avaliação para o rastreio de distúrbios de fala e audição em crianças encaminhadas para atendimento fonoaudiológico, promovendo um cuidado completo com a saúde das crianças.

A avaliação postural (fisioterapia) ocorreu nos dias 15 e 17, beneficiando cerca de 283 alunos da EMEIEF Horácio da Silva Leite. Fisioterapeutas, incluindo Luciana Maciel, Katia Lopes, Ana Paula Gonçalves e Barbarah Tanios, analisaram a postura de crianças do 1º ao 5º ano, identificando alterações que possam interferir em suas atividades diárias. O processo é uma medida preventiva para garantir o desenvolvimento saudável antes da adolescência.

O programa continua com a verificação da situação vacinal de aproximadamente 283 alunos da EMEIEF Horácio da Silva Leite, agendada para os dias 28 e 31. Além disso, no dia 25, o Ambulatório de Saúde Mental realizará uma iniciativa na Etec Prof. Mário Antônio Verza, promovendo a cultura da paz e diversas atividades relacionadas à saúde mental, prevenção de violências e acidentes, saúde sexual e reprodutiva, além de prevenção de HIV/IST e uso de álcool, tabaco e outras drogas.

Lançado em junho de 2022, com a integração entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e a comunidade escolar, o programa está promovendo um cuidado compartilhado para o desenvolvimento completo dos alunos. A iniciativa é um passo significativo para garantir um ambiente educacional saudável e propício ao desenvolvimento pleno dos alunos.
.
#AprenderComSaúde