Na manhã desta terça-feira (13), foi realizada a abertura oficial do Concurso Empreenda Palmital, no anfiteatro do Centro Cultural. A primeira etapa da iniciativa reuniu os 130 jovens inscritos, que participaram de um encontro formativo com apresentação do projeto e o primeiro treinamento da programação. A ação é promovida pela Prefeitura de Palmital, por meio da Central do Cidadão e do Departamento de Educação e Cultura, em parceria com o Sebrae.
A abertura dos trabalhos foi conduzida por Pablo Parrilha, responsável pela Central do Cidadão e coordenador do concurso no município. Ele explicou o funcionamento da iniciativa, que terá diversas etapas até a conclusão em julho, com a apresentação final dos planos de negócios elaborados pelos participantes.
Na pausa das atividades, foi oferecido um café da manhã aos inscritos. Logo em seguida, os jovens participaram do curso “Cheio de Atitude”, ministrado pelos representantes do Sebrae. A formação abordou aspectos fundamentais do comportamento empreendedor, como iniciativa, busca de oportunidades, planejamento, qualidade, eficiência, tomada de riscos calculados, autoconfiança, persuasão e desenvolvimento de redes de contato. Os participantes também realizaram uma autoavaliação para identificar seus perfis empreendedores.
O próximo encontro será no dia 21 de maio, com a realização do curso de Design Thinking. O concurso segue até o dia 8 de julho, data em que será realizada a cerimônia de premiação.
O Concurso Empreenda Palmital premiará o primeiro colocado com R$ 5.000 em dinheiro. Os cinco melhores projetos receberão medalhas e troféus, e todos os participantes que concluírem o programa receberão certificado de participação. A iniciativa busca incentivar o empreendedorismo entre os jovens e oferecer ferramentas para o desenvolvimento de ideias inovadoras e sustentáveis.