11 MAI 2023
SAÚDE
POR MEIO DO PROGRAMA APRENDER COM SAÚDE PREFEITURA INVESTE NA SAÚDE BUCAL DOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL
As equipes de saúde bucal da rede municipal de Palmital percorreram as unidades escolares nos meses de março e abril para promover atendimentos odontológicos, orientações e distribuição de kits de higiene para os alunos. Segundo dados do programa municipal "Aprender com Saúde", 908 crianças foram examinadas e o índice médio de dentes cariados foi de 1.57, o que indica um ótimo trabalho realizado pelos dentistas da rede ao longo do ano.

O programa municipal "Aprender com Saúde" tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades, que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.

O programa foi lançado em junho de 2022 e inicialmente os alunos foram monitorados através de procedimentos de pesagem, medição de altura e cálculo do IMC. São estratégias que serão realizadas regularmente para prevenção e controle da obesidade infantil e do risco nutricional de crianças com baixo peso.

Em agosto do mesmo ano, as equipes da saúde percorreram as escolas realizando exames de acuidade visual em alunos matriculados desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, na rede municipal e estadual de ensino. Com isso, espera-se ajudar o desenvolvimento escolar, diminuir a evasão escolar, prevenir problemas visuais e melhorar a qualidade de vida dos alunos na rede pública no Ensino Fundamental e Médio.

O programa "Aprender com Saúde" vem trazendo excelentes resultados para a saúde dos alunos da rede municipal de Palmital e mostrando que a atenção à saúde é um fator fundamental para a formação integral dos estudantes.