26 JAN 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
RESPEITO AO MEIO AMBIENTE: PREFEITURA REVITALIZA ANTIGO ATERRO SANITÁRIO
Com o encerramento do antigo aterro sanitário, a Prefeitura de Palmital, por meio do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, revitalizou o espaço, antes destinado à deposição final do lixo gerado no município.

Com a mudança, a área agora é destinada ao recebimento de resíduos para triagem, armazenamento temporário dos materiais, eventual transformação e posterior remoção para destinação adequada em um aterro no município de Quatá, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos.

A iniciativa, realizada em parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), contemplou a construção e licenciamento ambiental do transbordo de resíduos domiciliares, construção e licenciamento da rampa para beneficiamento dos resíduos de construção civil (RCC), setorização interna para disposição adequada dos outros tipos de resíduos sólidos, como os volumosos e os de poda e jardinagem, além da estruturação de triagem interna das caçambas recebidas, que será realizada por agentes municipais.

Também foi construída a guarita, instalação de portão de acesso e placas de identificação com horário de funcionamento, visando dar mais proteção e monitoramento dos resíduos recebidos na Área de Trasbordo e Triagem Municipal (ATT).

Localizado na estrada vicinal “Pedro Tirolli” (PMT-020), que faz a ligação de Palmital a Ibirarema por terra, o espaço conta com colaboradores para receber a população e orientá-los sobre o local correto para descarte, de segunda a sábado, das 7h00 às 17h00.

Além disso, com estimativa de ser inaugurada ainda neste ano, Palmital receberá a primeira usina que transforma lixo em energia elétrica, levando o país a um nível mais próximo da sustentabilidade. Os resíduos serão coletados de aproximadamente 150 mil casas, que resultará na geração de 144 MW/dia, o suficiente para suprir a demanda energética de quase 30 mil residências.