10 JAN 2023
SAÚDE
COM RECURSOS DO MUNICÍPIO, A FARMÁCIA MUNICIPAL REALIZOU A ENTREGA DE MAIS DE 5,2 MILHÕES DE MEDICAMENTOS, APENAS EM 2022
A Unidade Dispensadora de Medicamentos, Farmácia Central, segue fornecendo à população assistência farmacêutica e insumos estratégicos na atenção básica em saúde.

Em 2022 foram distribuídos quase 336 mil (335.916) medicamentos a mais que em 2021, adquiridos pelo município ou pelo governo do estado, totalizando 5,5 milhões de unidades (5.533.193). É importante ressaltar que 5,2 milhões (5.218.761) destes medicamentos, a maior parcela deles, foi adquirida com recursos do município, totalizando o investimento de mais de R$ 1 milhão de reais (1.146.887) apenas no ano passado.

Percebemos ainda que a ampliação de médicos no município, ocasionou também um aumento na quantidade de atendimentos aos pacientes. Foram quase 68 mil atendimentos (67.839) apenas em 2022, superando os 52.108 realizados em 2021.

A falta de medicamentos e insumos na saúde pública está acontecendo e não apenas em Palmital, mas em todo o Brasil, como consequência de vários fatores, e tem afetado não só farmácias, mas hospitais e unidades públicas de saúde na maioria das cidades do País.

Em Palmital, atualmente existe a escassez nas medicações ofertadas pelo município: Puran, Simeticona, Nitrofurantoína, Cimetidina, Diltiazem, Bromoprida e Metoclopramida. Porém, os pedidos realizados não foram entregues pela empresa, em decorrência da ausência de matéria-prima. Existem ainda os medicamentos excepcionais de alto custo (MEDEX) mantidos pelo governo do estado que, alguns deles, também estão em falta.

É preciso ficar bastante claro que essa desassistência farmacêutica não é culpa dos servidores da Farmácia Municipal, dos secretários municipais, nem dos prefeitos, ou da Secretaria de Estado da Saúde. Desde o início da pandemia, não se retornou em momento algum a plenitude dos abastecimentos.

O desabastecimento se dá pela ausência de matéria-prima para compor as substâncias e, também, a escassez de insumos para embalagem, resultando na dificuldade de fazer aquisições.

Os cidadãos podem consultar, a qualquer momento, a lista atualizada de medicamentos disponíveis no Dispensário de Medicamentos Central, através do link: bit.ly/medicamentospalmital