09 JAN 2023
SAÚDE
POR MEIO DO PROGRAMA APRENDER COM SAÚDE, PREFEITURA IDENTIFICA NAS ESCOLAS, 118 CRIANÇAS COM PROBLEMAS DE VISÃO E 1.011 ALUNOS FORA DO PESO
No dia 20 de junho de 2022, a Prefeitura de Palmital lançou o programa “Aprender com Saúde”, uma ação articulada entre o setor de Saúde e Educação, que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades, que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.

Inicialmente, os alunos começaram a ser monitorados através de procedimentos de pesagem, medição de altura e cálculo do IMC. Após o período de avaliação de 2.061 alunos da rede municipal e rede estadual, de 0 a 19 anos, foram diagnosticadas 226 estudantes com obesidade, 308 com sobrepeso, 425 com risco de sobrepeso, 32 com baixo peso e 20 crianças com desnutrição acentuada. Os alunos serão encaminhados ao nutricionista e as estratégias, serão realizadas regularmente para prevenção e controle da obesidade infantil e do risco nutricional de crianças com baixo peso.

As equipes da Saúde também percorreram as escolas realizando exames de acuidade visual em 946 alunos e constataram algum tipo de dificuldade de visão em 270, que foram encaminhados para o acompanhamento de um oftalmologista. 118 das crianças encaminhadas após a realização do Teste de Snellen e avaliadas pelo oftalmologista apresentaram problemas de visão, com diagnóstico médico indicativo para uso de óculos, um dado bastante relevante nesta fase escolar.

Por meio do programa, as equipes de odontologia promoveram ações de prevenção e educação em saúde bucal nas creches e escolas da rede municipal, através de palestras, brincadeiras e distribuição de 1.768 escovas, reforçando positivamente o cuidado em saúde bucal.

Agentes de Controle de Endemias promoveram palestras para alunos do 1º ao 5º de escolas da rede municipal e particular, com orientações sobre a prevenção e combate aos escorpiões. O objetivo geral é reforçar as orientações passadas pelos agentes de combate a endemias no cotidiano das visitas domiciliares, sensibilizando a comunidade escolar a propagar informações corretas para a prevenção e cuidado com as endemias. Além de compartilhar orientações, os agentes também levaram escorpiões em recipientes seguros nos colégios Objetivo e Apogeu, para que os alunos pudessem conhecer o animal e ficar mais atento caso o encontro seja inevitável.

De 21 a 25 de novembro de 2022, em alusão à Semana de Prevenção e Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, as equipes realizaram palestras nas escolas municipais, com as crianças de 5 a 10 anos, promovendo a distribuição de informativos e orientações por meio de música e brincadeiras com fantoches.

O programa “Aprender com Saúde” também contempla a vacinação nas escolas, para atualização do quadro vacinal das crianças, considerando a baixa cobertura vacinal e o risco de retorno de doenças já erradicadas.

Destacamos a importância do trabalho intersetorial, entre saúde e educação, proporcionando uma maior interação e articulação entre as equipes, estabelecendo parcerias, objetivos e metas, buscando um atendimento de qualidade a todas as crianças. Com isso, espera-se ajudar o desenvolvimento escolar, diminuir a evasão escolar, prevenir problemas visuais e melhorar a qualidade de vida dos alunos na rede pública no Ensino Fundamental e Médio.