03 NOV 2022
PREFEITURA PROMOVE AÇÕES DE PREVENÇÃO A ESCORPIÕES EM SUSSUÍ
Nesta segunda-feira (31), agentes de controle de endemias da secretaria de Saúde estiveram em Sussuí para promover uma ação preventiva contra acidentes com escorpião. Os profissionais se reuniram com a população na praça do distrito para transmitir orientações sobre como evitar a proliferação, além de procedimentos a serem seguidos caso o animal seja encontrado. Os moradores também foram aconselhados a contribuir fazendo a limpeza de seus quintais e terrenos. Uma equipe da secretaria de Obras e Serviços estará hoje (03) no local para realizar a limpeza e dedetização de terrenos e podas de árvores.

Essas medidas foram tomadas depois de diversos alertas de ocorrência de escorpiões em Sussuí e principalmente do caso da menina Ana Lívia, de 6 anos, que foi picada por um escorpião amarelo quando brincava na praça do distrito. O clima mais quente e úmido também exige maior cuidado, pois é o ideal para o aparecimento destes animais.

Orientações básicas:

- Caso encontre um escorpião não tente manejá-lo vivo. É importante matá-lo esmagado. Inseticidas podem não ter ação contra o animal, podendo deixá-lo somente imobilizado ou ainda descontrolado;

- Dentro da casa: afaste camas, berços e sofás das paredes. Vede ralos e portas, se possível coloque telas nas janelas. Evite uso de tapetes;

- Não deixe calçados expostos ou abertos e observe o interior quando for utilizá-los;

- Oriente as crianças para não manusear o animal e informar o local onde o encontrou;

- Entre em contato com a Vigilância Sanitária ou a Vigilância Epidemiológica para mais orientações e fiscalização no local;

- Em caso de acidente com o escorpião, procure imediatamente o atendimento médico.