21 JUL 2022
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
SAÚDE
PARCERIA ENTRE A PREFEITURA E A ONG GAARI POSSIBILITOU A CASTRAÇÃO GRATUITA DE 152 CÃES E GATOS DE PALMITAL
Nesta quinta-feira (21), Palmital recebeu o maior programa de castração animal do País, o Castramóvel da Ong Gaari, idealizado pelo médico veterinário, Dr. Edson da Paiol, de Itaquaquecetuba/SP. A ação ocorreu com o objetivo de ajudar a controlar a reprodução de cães e gatos e a promover à saúde e bem-estar de animais do município.

As castrações, que beneficiaram 152 animais palmitalenses (60 cães e 92 gatos) aconteceram na praça Santo Antônio. O grupo beneficiado foi definido por ordem de cadastro no Centro de Triagem Animal (CTA), priorizando animais tutelados por famílias socialmente vulneráveis. Os donos e responsáveis dos animais favorecidos pela ação contaram com suporte técnico sobre o período pós-operatório e medicamentos de pós-operatório.

O Dr. Edson da Paiol destacou o apoio da prefeitura na realização do programa: “Quero agradecer ao prefeito Luis Gustavo que nos ajudou muito, cedendo toda infraestrutura de alimentação, infraestrutura do local, equipe de suporte e atendimento, neste apoio juntamente com a Karen Marcusso, Patrícia Cardozo, Cristian Nogueira, Fabiano dos Santos, Deputado Estadual Rodrigo Gambale, todos eles não têm medido esforços para trazer esse grande programa à cidade. A gente vai voltar mais algumas vezes para reforçar esta ajuda, uma vez que a meta do prefeito é zerar a fila de castração e ele tem feito um trabalho de amigo da causa animal e a gente quer ajudá-lo para cada vez mais poder efetivar esses trabalhos”, conclui.

Segundo os organizadores do programa, esse projeto de castração com o uso do ônibus é voltado para castrações de animais sem raça definida para atender especialmente a população de baixa renda, que não tem condições de arcar com os custos de uma cirurgia em clínicas particulares, cuja castração gira em torno de R$400 à R$1000,00, em média. Ainda de acordo com a equipe organizadora, quando há uma redução de animais na rua isto se reflete de forma positiva na diminuição dos investimentos em saúde pública, afinal, para cada animal castrado pelo programa podem ser evitados, futuramente, o abandono de 100 animais, no caso de 150 castrações são 15 mil animais a menos com o risco de serem abandonados, ao longo dos próximos anos.

O prefeito Luis Gustavo enfatizou a força conjunta que possibilitou a realização da ação. “Agradeço a protetora Karen Marcusso e aos vereadores Cristian Nogueira e Fabiano dos Santos que fizeram o pedido ao Deputado Estadual Rodrigo Gambale, ao Dr. Edson da Paiol, em parceria com a ONG Gaari, que prontamente atenderam a solicitação para realização da campanha de castração na cidade. Agradeço à população que aderiu à iniciativa, a Patrícia Cardozo e a todos os servidores públicos que contribuíram, dando todo suporte necessário”.
O poder legislativo se fez presente através do presidente da Câmara Fabiano dos Santos e dos vereadores Cristian Nogueira, Lukas Amatti, Emilene Damini, Homero Marques, João Gil, Marcelo Marin e Miguel Bueno. Além disso, recebemos a visita do vereador da cidade de Assis, Tenente Genova.

SOBRE O GAARI

O Grupo de Apoio aos Animais de Rua de Itaquaquecetuba (GAARI) é uma organização não governamental sem fins lucrativos que conta com uma equipe de colaboradores entre enfermeiros, veterinários, anestesista, equipe de som e atendimento, e pós-operatório. Os profissionais envolvidos no programa utilizam os recursos da unidade móvel de um ônibus especial (Castramóvel), adaptado com toda infraestrutura necessária, como por exemplo, sala pré-operatória, centro cirúrgico, banheiro e uma salinha de repouso pós-operatório para abrigar até cinco animais.