Na manhã de segunda-feira (14), o Departamento de Saúde da Prefeitura, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, promoveu a Conferência Municipal de Saúde, no anfiteatro do Centro Cultural. O evento teve como objetivo principal reunir a servidores, representantes de setores da sociedade e população em geral para discutir propostas que possam melhorar o atendimento e fortalecer o setor no município. O tema central do evento foi definido como “Fortalecer a atenção primária à saúde de Palmital e garantir saúde de qualidade a todos”.
Os trabalhos foram abertos às 9 horas da manhã pela presidente do Conselho Municipal de Saúde Olinda Célia Lima Oliveira. Em sua fala, ela saudou os presentes, destacando os funcionários do SUS, e desejou que as propostas elaboradas durante o evento fossem proveitosas para elevar a condição da saúde no município. Em seguida, a diretora do Departamento de Saúde Nádia Patrícia Cascales Ortiz Gonçalez fez uso da palavra, lembrando que as discussões sobre os serviços de saúde já haviam iniciadas na pré-conferência, salientou também que as deliberações desta conferência deverão compor o Plano Municipal de Saúde, que deve nortear o setor pelos próximos quatro anos.
Representando o poder legislativo, o vice-presidente da câmara Joaquim Ferreira Filho, o vereador Quinzinho, também esteve presente. Em sua fala, ele destacou a importância dos serviços de saúde e valorizou todos os trabalhadores do setor. O prefeito Luis Gustavo fez a abertura oficial da conferência, agradecendo o serviço prestado por todos servidores presentes. Também destacou a importância da troca de experiências e ideais que o evento propõe para as ações da saúde no município.
O evento seguiu com a leitura do regimento interno, que estabeleceu as regras da conferência. Logo em seguida, foi realizada a palestra do consultor Fernando Magno, da Hórus Serviços & Negócios. Ele abordou o tema geral, que é “Fortalecer a atenção primária à saúde de Palmital e garantir saúde de qualidade a todos”.
Na segunda parte, os participantes tiveram tempo para a apresentação de questões a partir dos eixos temáticos: “As Novas Relações de Trabalho e a Saúde do Trabalhador”; “Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde: Atendimento, Estrutura e Inovação”; e, “Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças”. As moções foram submetidas para debate entre os conferencistas.
O evento foi encerrado após as discussões dos eixos propostos, com a plenária de aprovação das propostas. As questões levantadas servirão como base para elaboração de ações eficazes para garantir a melhoria na saúde municipal. O trabalho produzido nesta conferência será encaminhado para as fases estadual e federal, contribuindo de forma geral para o fortalecimento no setor.