19 DEZ 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
MUNICÍPIO VERDEAZUL: APÓS 8 ANOS PALMITAL CONQUISTA NOVAMENTE CERTIFICAÇÃO POR GESTÃO AMBIENTAL
Nesta terça-feira (19), Palmital recebeu o certificado do programa Município VerdeAzul, em reconhecimento à excelência na administração ambiental da cidade. Este feito não apenas destaca a qualidade da gestão realizada pela administração local, mas também assegura benefícios na captação de recursos do FECOP e do ICMS Ambiental, além do cumprimento das metas estabelecidas pelo IEG-M do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

A última vez que Palmital conquistou essa qualificação foi em 2015. Após isso, houve uma queda na pontuação, encerrando o ciclo 2020/2021 com 20,60 pontos e ocupando a 291ª posição. No entanto, no atual ciclo ambiental referente a 2022 e 2023, o município reverteu essa situação, elevando sua pontuação para 80 pontos. Essa melhoria significativa posicionou Palmital em 24º lugar no Grupo 2, que abrange 153 municípios com população entre 10 e 50 mil habitantes. Vale destacar que apenas 86 dessas cidades receberam a certificação.

A cerimônia de entrega do certificado contou com a presença do prefeito Luis Gustavo, da vice-prefeita Ana Elisa, do diretor do departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Filipe De La Costa, e da interlocutora da certificação, Thais Gonçalves.

O Programa Município VerdeAzul, iniciado em 2007, atua como um impulsionador para promover uma abordagem mais consciente em relação ao meio ambiente. Ele oferece auxílio às prefeituras na criação e execução de práticas sustentáveis, assim como na implementação de planos de gestão ambiental. Esse programa avalia e respalda a eficácia da administração ambiental municipal por meio de diretrizes que abordam temas cruciais, como a promoção de municípios sustentáveis, a preservação da biodiversidade, a arborização urbana, educação ambiental, resíduos sólidos, gestão das águas, esgoto coletado e tratado e a adequada utilização do solo, entre outros.

#MunicípioVerdeAzul