07 DEZ 2023
OBRAS PÚBLICAS
TRANSFORMAÇÕES EM SUSSUÍ: PREFEITURA CONCLUI PRIMEIRA ETAPA DE PROJETO DE MELHORIAS NO DISTRITO
A Prefeitura concluiu uma série de intervenções no Distrito de Sussuí, marcando a primeira fase de um amplo plano de melhorias na região. Uma mudança significativa foi o cascalhamento do trecho da Vicinal Oswaldo Jorge Acúrcio (PMT-070), que conecta o distrito a Palmital. Além disso, foram instaladas placas de identificação em sete ruas para facilitar a locomoção de visitantes e otimizar serviços como entregas.

Destacamos a implementação do projeto "Praça Feliz" na Praça Vereador Augustin Sangali Breve. Esse projeto visa criar espaços de convívio familiar, promovendo o lazer e valorizando áreas públicas subutilizadas. O modelo vem sendo replicado em diferentes pontos de Palmital, agora também no distrito, para beneficiar toda a população.

A praça agora conta com brinquedos feitos de pneus reciclados e melhorias na iluminação com LED. Além disso, foram realizados serviços de jardinagem e pintura das guias, incluindo o ponto de ônibus. Destacamos também o conserto da escadaria da Capela de São Roque e a instalação de um bebedouro, doado aos ciclistas pelo Rotary Club.

Neste contexto, é importante destacar que os moradores do distrito são atendidos no Centro de Saúde, mas uma vez ao mês são realizadas consultas médicas e de enfermagem no local, além de campanhas de vacinação. A Prefeitura também presta assistência ao distrito por meio da distribuição de cestas básicas, e do programa Cesta Agro, uma iniciativa municipal que, desde sua criação em 2022, tem sido uma fonte essencial de apoio para as famílias socialmente vulneráveis, proporcionando segurança alimentar e impulsionando o desenvolvimento dos pequenos produtores rurais da região.

Sussuí, a 12 quilômetros de Palmital, possui uma história rica, marcada pela exploração madeireira no final do século XIX e pelo impacto da Usina Hidrelétrica do Rio Pary-Veado em 1929. Transferido para Palmital em 1938, o distrito testemunhou o desenvolvimento da agricultura, com destaque para a mandioca, impulsionando fábricas de derivados.

Ao longo dos anos, a comunidade de Sussuí demonstrou resiliência diante dos desafios, mantendo viva sua história e tradições. O projeto de revitalização não representa apenas melhorias físicas, mas também um compromisso com a preservação da identidade, da memória afetiva da população e da qualidade de vida dos moradores.

Parabenizamos o servidor público Sanderlei Ramos e seu filho, Luis Ramos, pelo excelente trabalho na confecção dos brinquedos. Além disso, estendemos os agradecimentos a todos os colaboradores, cujo empenho e dedicação foram fundamentais para a iniciativa.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024