12 SET 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
ALUNOS DO 4º E 5º ANOS DA REDE MUNICIPAL VISITAM ZOOLÓGICO COMO RECOMPENSA PELOS ESFORÇOS EM ARRECADAR RAÇÃO PARA CÃES E GATOS
Um dia de aprendizado, diversão e celebração marcou a visita de alunos do 4º e 5º anos da rede municipal de Palmital ao Parque Zoológico Municipal de Bauru. A excursão, promovida pela prefeitura de Palmital, foi um prêmio para os estudantes vencedores da 1ª Gincana Estudantil Pelo Bem-Estar Animal, uma iniciativa conjunta do Centro de Triagem Animal (CTA) e do departamento de Educação e Cultura.

A gincana envolveu 404 alunos das escolas EMEIEF Horácio da Silva Leite, EMEIEF Elisabete Soares Garcia, EMEIEF Maria José Leão Rego Gonçalves e EMEF Maria Eulália Vieira Scalla. O desafio era arrecadar ração para cães e gatos entre os dias 7 e 21 de junho, e os resultados superaram todas as expectativas, com um total impressionante de 2.122,472 kg de ração.

Essa generosa quantidade de alimento está sendo destinada aos animais não domiciliados ou tutelados por famílias socialmente vulneráveis, garantindo a nutrição e o bem-estar desses animais. A ação demonstrou o compromisso dos alunos em cuidar dos animais de sua comunidade e promover o bem-estar animal.

Ao longo do mês de agosto, os 404 alunos tiveram a oportunidade de visitar o Parque Zoológico Municipal de Bauru como recompensa por seus esforços e dedicação à causa animal. A visita começou com uma orientação em sala de aula, onde os estudantes receberam um guia educativo para visitantes fornecido previamente pelo zoológico. Esse guia contém informações detalhadas sobre o histórico dos animais que lá se encontram abrigados, enriquecendo a experiência educacional das crianças.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de observar de perto diversos animais exóticos e aprender sobre suas características e hábitos. O ponto alto da visita foi o piquenique realizado no parque, com lanches, bolo e frutas fornecidos pela Central de Alimentação de Palmital. Os estudantes puderam desfrutar de momentos de lazer, fortalecer os laços de amizade e compartilhar as experiências vividas durante o dia.

A coordenadora do CTA, Patrícia Cardoso, expressou sua satisfação com o sucesso da gincana e da visita ao zoológico. Ela destacou que a iniciativa não apenas estimula o envolvimento dos alunos com a comunidade e a causa animal, mas também promove a educação ambiental e o respeito à fauna local.

A visita ao Parque Zoológico Municipal de Bauru foi um dia memorável para os alunos, que agora retornam às salas de aula com conhecimento renovado e o coração cheio de gratidão por terem contribuído para o bem-estar dos animais em situação vulnerável. A prefeitura de Palmital continua incentivando ações educativas que inspiram os jovens a serem cidadãos ativos e responsáveis em sua comunidade.