Brasão
O brasão de Palmital foi criado pelo heraldista Profº Arcinoé Antônio Peixoto de Faria, no ano de 1974.
O escudo sanítico foi o primeiro estilo de escudo introduzido em Portugal por influência francesa, representando o Brasão de Armas. A coroa mural que sobrepões é o símbolo universal dos brasões de domínio, com oito torres, onde apenas cinco aparecem em perspectiva, o que classifica Segunda Grandeza, ou seja, Sede da Comarca. O metal argente (prata) do campo do escudo é símbolo de paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza e religiosidade. As palmeiras dispostas três a três representam a abundância dessas árvores, que originou o nome do município. A linha ondulada de argente (prata) que corta o terrado, representa o Rio Paranapanema.
No centro, o escudo azul reproduz as armas da família Aranha, lembrando o desbravador João Batista de Oliveira Aranha que chegou em Palmital nos idos de 1886. No alto do escudo prateado vemos três setas vermelhas entrecruzadas que simboliza São Sebastião, padroeiro da cidade. Nos ornamentos exteriores, galhos de café frutificados ao natural lembram o principal produto oriundo da terra fértil, esteio da economia municipal. Na faixa vermelha inferior, em letras prateadas inscreve-se o topônimo identificador "Palmital" ladeado pelos milésimos "1886", ano de fundação, e "1920", ano da emancipação política.
Bandeira
A bandeira do município de Palmital também foi criada pelo Profº Arcinoé Antônio de Faria. De acordo com a Lei nº 981 de 07 de junho de 1974, artigo 6º: a Bandeira Municipal de Palmital será equardelada de cruz, sendo os quartéis verdes, constituídos por quadro faixas brancas de dois módulos de largura, carregadas de sobre faixas vermelhas de um módulo, disposta duas a duas no sentido horizontal e vertical, que partem das vértices de um losango branco central, onde o Brasão é aplicado.
A bandeira municipal obedece a regra geral, a esquardelada em cruz, lembrando nesse simbolismo o espírito cristão de seu povo. O Brasão aplicado na Bandeira, representa o governo municipal e o losango branco onde é contido representa a Cidade-Sede do município; A cor branca é símbolo da paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza e religiosidade. As faixas brancas carregadas sobre-faixas vermelhas, que partem dos vértices do losango central esquartelando a bandeira representam a irradiação do Poder Municipal que se expande a todos os quadrantes de seu território.
A cor vermelha é símbolo de dedicação, amor pátrio, audácia, intrepidez, coragem, valentia. Os quartéis verdes, assim constituídos representam as propriedades rurais existentes no território municipal. A cor verde é símbolo de honra, civilidade, cortesia, alegria e abundância.
Hino de Palmital