24 MAI 2023
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO PROMOVE ESPETÁCULO INFANTIL PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
No dia 19 de maio, em que se reforça a luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Palmital, por meio do departamento de Educação e Cultura, realizou o espetáculo infantil "Vim Ver Maria" na antiga sede do Instituto Bola e Cidadania.

Duas sessões foram organizadas para atender aproximadamente 600 crianças do 3º ao 5º ano, não apenas das escolas municipais, mas também das particulares e de projetos sociais do município. O objetivo foi proporcionar, de maneira lúdica, ações preventivas contra a violência sexual, capacitando as crianças de 6 a 10 anos a identificar precocemente o abuso e promover atitudes de autoproteção.

A peça retrata a convivência de uma família, na qual Maria, a filha mais nova, é vítima de abuso sexual dentro de casa, cometido pelo tio que cuida dela na ausência dos pais. Por meio dessa narrativa, o grupo teatral aborda situações e sentimentos vivenciados pela criança nessa situação, como medo e vergonha, além das atitudes necessárias para enfrentar a situação e denunciar. O espetáculo tem como propósito apresentar essa realidade de forma direta, com humor, e orientar as crianças sobre o tema.

O espetáculo teatral temático "Vim Ver Maria" foi criado em 2009 por meio de uma parceria entre o Grupo Soarte e o Creas de Ourinhos-SP. Sua concepção foi baseada em pesquisas e relatos fornecidos por psicólogos e assistentes sociais, buscando abordar o tema de maneira sensível e educativa.

Através da educação e da arte, busca-se capacitar as crianças para que possam reconhecer e enfrentar situações de abuso, garantindo um ambiente seguro e protegido para todos.