11 OUT 2022
OBRAS PÚBLICAS
NOVO ECOPONTO RURAL É INSTALADO EM PALMITAL
AVALIAR
A Prefeitura de Palmital, por meio da secretaria de Obras e Serviços, instalou mais um Ecoponto Rural no município. O equipamento está localizado na PMT-070, Estrada Vicinal Oswaldo Jorge Acúrcio, que se inicia no final da Rua Francisco Terezan, no Jardim das Flores.

O projeto será expandido em outras áreas para a população rural e objetiva a criação de espaços adequados destinados para o armazenamento temporário de materiais recicláveis e não recicláveis, até o momento da coleta e da destinação ambientalmente adequada.

Este é o quarto Ecoponto instalado no município e o local escolhido considera as inúmeras ocorrências de descarte incorreto, capturadas pelas câmeras da Central de Operações de Palmital-COP, desde a sua implementação em janeiro deste ano. As coletas serão realizadas três vezes por semana, seguindo cronograma dos bairros próximos.

O prefeito Luis Gustavo reitera que a questão dos resíduos é uma das grandes problemáticas da atualidade. “A demanda pela implantação dos Ecopontos nos bairros rurais do nosso município surgiu ao observarmos a grande quantidade de materiais com potencial para reciclagem, além dos inservíveis (lixo orgânico) dispostos de maneira irregular em alguns pontos específicos”, comenta.

O primeiro Ecoponto instalado em nossa cidade está localizado na praça Antônio Pedro Cobianchi, conhecida também como Praça dos Esportes, em frente a quadra sintética. Outro equipamento foi disponibilizado para os moradores próximos da praça João Montanher, na Vila Sta. Emilia, no cruzamento da Av. Brasil com a rua Oilton José Pedrotti. No ambiente rural, um Ecoponto foi instalado às margens da rodovia Nelson Leopoldino, no km 1, próximo do posto policial desativado.

Com a instalação dessas estruturas, cada tipo de resíduo passa a ter o seu local específico para descarte, contribuindo assim, não apenas com a questão ambiental, por evitar a contaminação do solo, poluição visual e emissão de odores, mas, também, com outros aspectos ligados à saúde pública, pois o espaço limpo e organizado coíbe a presença de bichos e animais peçonhentos, além de favorecer visual e esteticamente a zona rural com estruturas organizadas para disposição de resíduos sólidos.

Os espaços públicos são a continuação da nossa casa. Preserve, cuide da nossa cidade, pois se é público, também é seu!