16 SET 2022
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio
O Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio é comemorado em 16 de setembro, mesma data em que alguns países assinaram o Protocolo Montreal em 1987. O principal objetivo dessa celebração é a conscientização sobre a importância dessa camada e as formas para evitar a sua destruição.

A camada de ozônio é uma camada de gás situada ao redor do planeta que se localiza a aproximadamente 20 a 35 km de altitude. É essa camada a responsável por garantir que todos os seres vivos da Terra fiquem protegidos contra os efeitos nocivos dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol. Sem ela, provavelmente não existiria vida.

Pesquisadores têm observado que essa camada tem sido progressivamente destruída graças à ação dos homens. Em 1977, alguns cientistas britânicos alertaram sobre a existência de um buraco na camada de ozônio na região da Antártida. Estudos posteriores demonstraram que em todo o planeta a camada estava se tornando mais fina.

Mas como você pode contribuir de forma simples para preservá-la?

– Evitar comprar aerossóis com clorofluorcarbonos (CFC). Opte por sprays com bomba em vez de frascos pressurizados e verifique se a embalagem informa se contém CFC;

– Descartar freezers, geladeiras e unidades de ar-condicionado (equipamentos geralmente produzidos com químicos nocivos à camada) corretamente;

– Compre madeira serrada, madeira compensada e madeira normal que não foram tratadas com brometo de metila. Todas as caixas ou produtos com madeira devem possuir um selo que demonstra como ela foi tratada.

Com essas medidas você também contribui com a agenda global para o desenvolvimento sustentável. Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser alcançados até 2030 e um deles é sobre saúde e bem-estar, abrangendo a preservação da camada de ozônio.