04 JUL 2022
INAUGURAÇÕES
INAUGURADO O CENTRO DE EQUOTERAPIA DA APAE
O trabalho de acolhimento, inclusão e desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual, múltipla e transtorno do espectro autista em Palmital acaba de ganhar mais um reforço, com a inauguração do Centro de Equoterapia, o segundo da região.

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza a terapia com cavalo para o desenvolvimento psicomotor dos alunos com deficiência intelectual e múltipla, estimulando a melhora das condições motoras, sensoriais, de postura e equilíbrio, proporcionando o desenvolvimento e promovendo mais qualidade de vida.

O equipamento, entregue nesta sexta-feira (01), foi implantado na sede da APAE. O espaço leva o nome de Ana Lucia Bueno em agradecimento a toda contribuição prestada à instituição. Ex-diretora da Apae de Palmital e idealizadora do projeto, Ana nos deixou em junho de 2021, em decorrência de complicações do coronavírus.

O prefeito Luis Gustavo ressaltou a importância do trabalho realizado pela instituição. “Com os projetos que realizam e a dedicação que têm, acrescentando na vida dessas crianças e jovens, a Apae de Palmital é um exemplo. É um compromisso da nossa gestão estar ao lado dessa entidade, que desenvolve esse trabalho de cuidado e inclusão”, destacou o prefeito.

A Apae é mantida através de parcerias realizadas com o poder público Municipal e Estadual, também recebe doações da comunidade, de empresas privadas e recursos adquiridos através de projetos realizados por emendas parlamentares.

A implantação do Centro de Equoterapia em Palmital contou com o apoio do Santander, por meio do programa Amigo de Valor, considerada a segunda maior campanha de destinação de Imposto de Renda no Brasil. Em Palmital, o projeto escolhido foi o “Apaexone-se Equoterapia”. Os recursos do programa do Santander serão usados na instalação do Centro de Equoterapia, na aquisição de equipamentos e no pagamento da equipe do projeto.