16 MAR 2022
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Após liderar o1º lugar em casos de dengue no centro oeste paulista, hoje somos referência no combate à doença

Palmital registrou uma redução significativa nos casos de dengue no ano passado (2021). Dados do boletim epidemiológico de 2020 mostram que Palmital teve impressionantes 1.523 casos de dengue, contra apenas 27 positivos em 2021. A redução segue expressiva no início de 2022, não ocorrendo registro de novos casos.

Esta redução se deve às diversas ações promovidas pela atual gestão desde 2021, integrando as secretarias de Saúde; Obras e Serviços; Agricultura, Meio Ambiente e Estradas Rurais e o SAAE:

✅ Coleta de entulhos em frente às residências por meio de Mutirões de Limpeza;
✅ Limpeza de terrenos, praças, poços de visita, bueiros e bocas de lobo;
✅ Nebulização nas residências próximas de onde são registrados casos positivos;
✅ Visitas e orientações desenvolvidas pelos agentes de saúde por toda a cidade;
✅ Aplicação de larvicida nas residências.

Em 2021 foram realizadas 51.550 visitas pelos agentes nas residências. Em 2022, por meio da integração do trabalho entre os Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), a secretaria de saúde intensificou as ações de combate ao Aedes Aaegypti com 36 colaboradores nas ruas. Os agentes também estão aplicando um novo larvicida que tem ação de 24 horas na eliminação das larvas e não interfere na qualidade da água, que permanece potável.

Palmital, que já chegou a liderar o primeiro lugar em casos de dengue no Centro Oeste Paulista no ano de 2020, agora ganha evidência de maneira positiva, sendo apontada como exemplo por suas ações de combate ao Aedes Aegypti.

“A Prefeitura tem feito a sua parte, mas a conscientização dos moradores é fundamental para que consigamos conter a proliferação do mosquito aedes aegypti. É essencial que cada morador cuide do seu quintal e dos locais que acumulem água parada. Só através dessa parceria conseguiremos combater à dengue e outras doenças”, ressaltou a secretária de Saúde Nádia Ortiz.