21 DEZ 2005
Prefeito pede a desativação da Cadeia Pública

Em viagem a São Paulo na última semana, o prefeito Reinaldo Custódio da Silva esteve na Secretaria da Segurança Pública, onde se encontrou com o assessor especial Leandro Mendes, expondo a situação da Cadeia Pública de Palmital, prestes a transformar-se em cadeia transitória, conforme informação já veiculada pela imprensa. O prefeito solicitou o empenho do assessor, protocolando pedido para a desativação da Cadeia, a exemplo de outras da região, que serão fechadas. Por estar em estado precário, a cadeia não oferece segurança para servir de estadia provisória para criminosos, expondo a cidade ao risco de fugas, como a registrada recentemente, na qual 15 presos evadiram-se após rebelião e incêndio. Farto material fotográfico foi apresentado em apoio à reivindicação, inclusive 3 edições do Jornal da Comarca, com reportagens sobre a rebelião, uma enquête que demonstra a vontade popular pela desativação, além de uma matéria com o delegado seccional José Carlos de Oliveira Junior, anunciando o projeto de continuidade da cadeia como estação provisória. O assessor Mendes mostrou-se receptivo e interessado no estudo das informações apresentadas, garantindo empenho na concretização do pedido da população de Palmital. O prefeito também protocolou na Secretaria pedido para a instalação de um Posto da Polícia Rodoviária na fronteira com o Paraná, nas proximidades da ponte que cruza o rio Paranapanema, entre os dois estados. Atualmente, pela falta de segurança na fronteira, vários delitos foram registrados, como contrabando e rota de fuga para marginais. Estiveram junto com o prefeito Nardão na Secretaria de Segurança, o procurador do município, Dr. Murilo Jardim e o assessor do deputado Mauro Bragato, Marcos Antonio Gabam Monteiro. Foto: Marcos Antonio, Leandro, Nardão e Murilo.