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MAR
28
28 MAR 2025
ASSISTÊNCIA SOCIAL
CREAS implementa Protocolo de Gestão para aprimorar atendimentos e fortalecer rede de proteção
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O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Palmital desenvolveu um Protocolo de Gestão para otimizar os atendimentos e garantir mais eficiência na prestação de serviços à população. O documento foi elaborado com base na Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e em protocolos já adotados em outros municípios, sendo adaptado à realidade local.

O novo protocolo tem como principal objetivo alinhar o atendimento com as equipes dos demais serviços da rede municipal de Assistência Social, assim como de outros setores que encaminha casos para a unidade, como Departamentos de Saúde e Educação. Uma das mudanças mais significativas é a padronização da ficha de encaminhamento, que permitirá uma investigação prévia dos casos para verificar se se enquadram no atendimento do CREAS antes de serem encaminhados para o serviço especializado.

Além disso, a iniciativa busca orientar os trabalhadores do CREAS, agilizar os atendimentos, organizar o fluxo de trabalho e garantir um acolhimento mais qualificado para as demandas espontâneas. O protocolo também prevê a organização dos arquivos e registros dos casos atendidos, permitindo um acompanhamento mais estruturado e eficiente. A mudança deve assegurar que cada situação receba o suporte adequado.

Com essa reestruturação, o CREAS reforça seu compromisso em garantir um atendimento ágil e humanizado às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, como vítimas de violência, negligência, abuso e outras violações de direitos. O novo fluxo de trabalho fortalece a integração com a rede de proteção social, garantindo que os usuários tenham acesso aos serviços necessários de forma mais rápida e eficaz.
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