13 DEZ 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
CONFRATERNIZAÇÃO E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS: CCI ELOY ATANIS GARCIA E CRAS CELEBRAM 2023
No último dia 23 de novembro, os integrantes do CCI "Eloy Atanis Garcia" participaram da confraternização de fim de ano na aconchegante “Colônia de Férias Sinthoresmar”, localizada em Salto Grande. O evento reuniu 80 idosos em um dia repleto de atividades, incluindo almoço e café da tarde.

"A promoção do lazer e passeios aos idosos proporciona um maior convívio em sociedade, além de diversos estímulos e vínculo com a comunidade", comentou Ana Elisa, vice-prefeita, destacando a importância desses momentos para a terceira idade.

Ao longo do ano, o CCI "Eloy Atanis Garcia" oferece diversas atividades recreativas e cooperativas, como artesanatos, bordados, pintura em tecido, além de práticas físicas como alongamentos, ginástica localizada, caminhadas, corridas e treinos de vôlei adaptado. A iniciativa visa não apenas o entretenimento, mas também o fortalecimento dos laços sociais e a promoção do bem-estar.

Já o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), vinculado ao Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, encerrou as atividades de 2023 com um passeio à chácara "Mil Cores" no próprio município.

Ao longo do ano, o CRAS promoveu encontros e oficinas, buscando não apenas a geração de renda, mas também proporcionar momentos de reflexão e conhecimento para as famílias em situação de vulnerabilidade social. O passeio à "Mil Cores" permitiu que os participantes conhecessem o cultivo de plantas ornamentais, frutas, hortaliças e flores, em um ambiente acolhedor.

A técnica responsável pelo grupo, Alessandra Clausem, conduziu uma roda de conversa, proporcionando aos integrantes a oportunidade de expressar suas experiências ao longo do ano. Elas compartilharam suas percepções sobre o impacto positivo da equipe do CRAS em suas vidas e firmaram a participação para 2024. O passeio teve como objetivo a socialização entre as famílias e a equipe, o contato com a natureza e a conscientização ambiental, marcando o encerramento das atividades do CRAS em 2023.