22 JUL 2022
PARCERIAS
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
PREFEITURA PROMOVE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA VOLTADA AOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL
Com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade do ensino no município, oportunizar aos educadores da rede um ambiente de reflexões, trocas de experiências e formação continuada para agregar novas ferramentas de conhecimento, a Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com a editora Brasil Cultural, promoveu um cronograma de atividades nos dias 21 e 22 de julho, no Centro Cultural de Palmital.

Foram ministradas 6 palestras para os 130 educadores da rede, totalizando 16 horas de formação, divididas entre os dois dias. Além do ciclo de palestras, durante as horas de atividades coletivas, foram realizadas apresentações culturais de professores, alunos e de educadores do projeto musical municipal, Patota do Som.

Para o prefeito Luis Gustavo, que abriu a programação, “O educador também necessita de novas ferramentas de conhecimento, bons formadores para fazer a diferença na sala de aula. Estamos vivendo num mundo onde as mudanças ocorrem aceleradamente, por isso, nossa prática docente também precisa ser revista a todo momento”, avaliou.

A secretária da pasta, Márcia Descrove, destaca que o compromisso com a qualidade da educação passa pela formação docente, e que esta é mais uma forma que encontramos para cuidar dos nossos profissionais de maneira diferenciada, dinâmica e atual, oferecendo formação continuada fundamental para todos. Ela também destaca que profissionais capacitados e motivados representam mais qualidade no processo de ensino-aprendizagem e formação dos alunos.

Na quinta-feira (21), os professores assistiram à palestra de Fernando Lauria, neurocientista, neuropsicopedagogo, musicoterapeuta, cantor e professor, que abordou o tema “Educação humanizada e humanizadora: O saber e o fazer de cada um compartilhado por todos na arte de educar”. Dando seguimento à formação, André Lara falou a todos sobre “As habilidades essenciais da Educação Infantil e Ensino Fundamental”. Luiz Adalto concluiu a programação tratando sobre o tema “Inteligência emocional, a habilidade do futuro”, uma abordagem voltada para o profissional do futuro.

No dia seguinte (22), a formação continuou com os educadores assistindo às apresentações e orientações de Bruno Accorsi, referentes ao Material Gênese da Educação Infantil, material utilizado na educação do Ensino Fundamental em Palmital. Após isso, Paulo Magri discorreu sobre o tema “Comprometimento com qualidade” e Bruno Accorsi encerrou o ciclo de palestras abordando o tema “Competências do professor”.