14 AGO 2018
Vigilância Epidemiológica coordena encontro sobre febre maculosa
Profissionais de unidades básicas e da Santa Casa participaram de capacitação sobre atendimento e identificação de doença que é transmitida pelo carrapato A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Palmital, por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), realizou na manhã de terça-feira uma reunião com profissionais que atuam em unidades básicas e na Santa Casa, com o tema voltado ao atendimento e diagnósticos da febre maculosa. O treinamento, realizado no salão da Secretaria de Educação, faz parte da atividade de matriciamento (processo de compartilhamento de informações entre equipes para o desenvolvimento de uma proposta de trabalho) que visa identificar as fragilidades do sistema e otimizar o fluxo dos atendimentos contra a doença que é transmitida pelo carrapato estrela. A ação coordenada pela Vigilância Epidemiológica teve a presença de médicos e profissionais de enfermagem que atuam nas unidades básicas (Centro de Saúde e núcleos do programa Estratégia Saúde da Família-ESF) e na Santa Casa. As orientações sobre o protocolo de atendimento e diagnóstico da febre maculosa (doença infecciosa que pode levar à morte do paciente) foram ministradas pela médica infectologista do município Débora Macedo Baraldo. De acordo com a Secretaria de Saúde, a atividade foi voltada à febre maculosa devido a um recente caso de morte ocorrido em Maracaí e pelo risco de transmissão da doença no município, pois muitas pessoas frequentam áreas às margens de cursos d’água, onde costuma haver concentrações de carrapatos. A programação de encontros de matriciamento, que oferece suporte às equipes interdisciplinares para ampliar a atuação e qualificar suas ações, deve ter seguimento com reuniões mensais. A próxima deverá abordar as medidas de prevenção e atendimento a pacientes com tuberculose.