02 JUL 2018
Prefeitura replanta seis coqueiros em praça do conjunto Albino Rainho
Árvores estavam em terreno no Distrito Industrial II, onde empresa está se instalando; Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente coordenou retirada, transporte e reinstalação de vegetais em área pública A Prefeitura de Palmital realizou na semana passada o replantio de seis coqueiros adultos em uma praça do conjunto habitacional Albino Rainho. As palmeiras estavam em uma área no Distrito Industrial II, nas proximidades do acesso ao trevo das Três Ilhas, onde uma empresa está iniciando a instalação de suas estruturas, e teriam de ser erradicadas caso não houvesse a transferência de local. Para evitar o corte, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente organizou a operação para retirada, transporte e reinstalação dos vegetais na área pública. Para evitar o corte, a Prefeitura preparou uma grande ação para a transferência dos coqueiros que estavam instalados a cerca de dez anos em terreno do Distrito Industrial II, nas proximidades da Coopaban. O trabalho da Secretaria do Meio Ambiente contou com a participação de funcionários dos setores e Obras e de Transportes, sendo realizado na quinta e sexta-feira da semana passada, quando as seis palmeiras foram retiradas da área que será destinada a obras de uma empresa e lavadas para a praça em frente á escola municipal Anna Beatriz Ortega Monteiro, no Albino Rainho. “Foi uma operação de grande porte, que mobilizou diversos profissionais e maquinários da prefeitura”, ressaltou o agrônomo Pedro Kirnew, secretario de Agricultura e Meio Ambiente. Segundo ele, houve necessidade de logística especial devido às dimensões dos coqueiros, com aproximadamente oito metros de altura e raízes que tinham cerca de dois metros de diâmetro. “Com o trabalho, evitamos o corta das palmeiras que são a arvore-símbolo do município e promovemos a melhoria do paisagismo na área pública em frente à escola municipal na região mais populosa da cidade. Agradeço a todos os funcionários envolvidos na ações pelo empenho e dedicação”, finalizou. ALERTA – O secretário de Meio Ambiente fez um alerta à população para as condições ambientais durante inverno, que podem ser agravadas ainda mais com incêndios em áreas urbanas e rurais. Diante da situação, Pedro orientou que os moradores e proprietários de sítios não façam queimadas para eliminar a vegetação seca, pois as condições de baixa umidade e ventos mais fortes do período possibilitam que as chamas possam ficar fora de controle e atingir além do perímetro desejado. Pedro destacou que a fumaça ocasionada pelas queimadas é muito prejudicial ao meio ambiente e piora a qualidade do ar, causando problemas a pessoas com problemas respiratórios. O secretário enfatizou ainda que a Prefeitura tem a competência de cuidar de todo o setor de arborização urbana em Palmital. Portanto, todas as pessoas que necessitem de serviços de poda e erradicação de árvores em seus imóveis devem fazer contato com o órgão municipal, bem como buscar informações para fazer o plantio de mudas na zona urbana.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024