26 MAR 2018
Estudantes participam de atividades educativas pelo Dia Mundial da Água
Alunos da escola Oswaldo Moreira conheceram o manancial do Horto Florestal e a Lagoa de Tratamento de Esgoto, onde receberam informações sobre os recursos hídricos de Palmital Incentivar a conscientização dos jovens sobre a importância dos recursos hídricos e apresentar as ações desenvolvidas pelo município na área de saneamento básico e meio ambiente. Este foi o objetivo de uma atividade na manhã da última quinta-feira (22) organizada pela Prefeitura de Palmital em comemoração ao Dia Mundial da Água. A programação foi promovida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), com a participação de alunos de duas classes do 2º ano do ensino médio da escola estadual Oswaldo Moreira da Silva. Os estudantes foram recepcionados no Horto Florestal Municipal, onde o SAAE mantém uma unidade de captação de água em minas e poços artesianos. O diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, o agrônomo Pedro Kirnew, explicou aos estudantes sobre os aspectos ambientais e destacou a limitação dos recursos hídricos para consumo humano, além de enfatizar a importância da água para garantia da vida. Ele disse que o Brasil possui boa quantidade de reservas hídricas, mas que todos têm de atuar para preservá-las. Pedro tratou ainda da qualidade da água de Palmital, que é integralmente captada de fontes subterrâneas, não acarretando grandes custos para tratamento como em cidades cujo abastecimento depende de rios e lagos, geralmente contaminados com esgoto. O prefeito José Roberto Ronqui acompanhou a visita ao Horto Florestal e enfatizou que os jovens devem contribuir com a preservação do meio ambiente, evitando a poluição e a contaminação da água. Ele pediu que todos sejam "fiscais" para a manutenção dos recursos naturais, garantindo um futuro melhor para as gerações futuras. O diretor do SAAE, José Pereira da Silva, falou sobre a unidade de produção operada pela autarquia, que produz diariamente aproximadamente 7 milhões de litros para abastecimento da cidade e apresentou as características do sistema de captação da água. Os alunos percorreram a área do manancial, no meio da mata do Horto Florestal, onde a água é captada em minas e passa por processos de filtragem e aplicação de cloro antes de ser bombeada para os reservatórios da cidade. Estudantes conheceram a estrutura do sistema de drenos que fazem o escoamento até os equipamentos operados pelo SAAE. Os estudantes também conheceram o segundo estágio do processo de saneamento básico, cujos procedimentos fazem a retirada de todos os contaminantes da água depois de usada pela população e descartada na rede coletora de esgoto administrada pelo SAAE. Os jovens foram levados até a Lagoa de Tratamento de Esgoto, onde conheceram o sistema adotado pela autarquia para fazer a limpeza dos dejetos, por meio de uma sequencia de tanques que retém a matéria orgânica por decantação e fazem a eliminação de micro-organismos antes que a água seja devolvida limpa ao ambiente natural no córrego Capixingui. EDUCAÇÃO – A Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura também desenvolveu atividades alusivas ao Dia Mundial da Água nas unidades da rede municipal de Palmital. Os trabalhos, com crianças da educação infantil e do ensino fundamental, tiveram como objetivo mostrar a importância da água para os seres vivos e alertar para a importância da preservação dos recursos hídricos. A critério dos professores, cada turma desenvolveu uma atividade diferente para a transmissão dos conhecimentos relativos à água em ambiente natural e sua utilização pelos seres humanos.