21 MAR 2018
Campanha da Prefeitura faz coleta de material para exames de papanicolau na Matriz
Parceria com entidade de Presidente Prudente possibilitou atendimento em unidade móvel; Fundo Social ofereceu serviços de beleza a mulheres que fizeram exames para prevenção ao câncer uterino A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Palmital realizou uma campanha de orientação sobre o câncer de colo do útero no último sábado, como parte das atividades do Mês da Mulher. A ação preventiva de saúde, realizada na Praça da Matriz de São Sebastião, ofereceu gratuitamente exames de papanicolau em uma unidade móvel do programa de prevenção da Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente. O trabalho também teve parceria do Fundo Social de Solidariedade, que ofereceu serviços de beleza às participantes do evento. A campanha em Palmital foi coordenada pelos programas de Saúde da Mulher e de Atenção Oncológica da Secretaria de Saúde. Os materiais foram coletados por enfermeiras especializadas em um ônibus adaptado da entidade prudentina, que é vinculada ao Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente. Segundo a organização da campanha, foram realizados 55 exames para o diagnóstico precoce do câncer no colo do útero, uma das doenças que mais matam mulheres no país. Os resultados, que devem sair em 30 dias, serão encaminhados às unidades básicas às quais as pacientes estão vinculadas. Segundo Vivian Aline Correa, coordenadora de Saúde da Mulher e Atenção Oncológica, a campanha foi um sucesso, pois teve a procura de grande número de mulheres que não faziam exames de prevenção de rotina, sendo que algumas tinham mais de 5 anos desde o último Papanicolau. Ela informou também que a equipe de Presidente Prudente deverá fazer um novo atendimento em Palmital durante a programação do Outubro Rosa, em ação a ser desenvolvida na região do bairro São José. A ação foi acompanhada pelo prefeito José Roberto Ronqui, pela primeira-dama Fátima Ronqui e pelas secretárias de Saúde, Daniele Andrade dos Santos, e de Assistência Social, Cláudia Cruz Paulino. Também participaram as professoras do projeto Escola de Beleza e voluntárias do Fundo Social de Solidariedade, que fizeram atendimento às mulheres que participaram da campanha oferecendo corte de cabelo e escova, design de sobrancelhas, limpeza de pele e maquiagem.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024