24 NOV 2017
Escola de Corte e Costura forma novas turmas

A escola “Helena Buzetti Beltramin”, projeto de profissionalização mantido pela Prefeitura Municipal, realizou na noite da sexta-feira passada (17) a formatura de 22 alunos do curso de corte e costura. O evento, realizado no salão da Secretaria Municipal de Educação contou com a presença de autoridades, convidados e dos formandos. Durante a cerimônia, for feita a entrega dos certificados de conclusão das atividades de qualificação para a inserção no mercado de trabalho e geração de renda. A formatura contou com a participação de alunos que concluíram os cursos com duas cargas horárias distintas: de 320 horas e de 160 horas. As atividades, mantidas pela Secretaria de Educação como parte do programa de ensino profissionalizante, são ministradas pela professora Nilda de Fátima Moço e realizadas na escola que funciona em prédio da Prefeitura, ao lado da Central de Empregos Municipal (CEM). O projeto conta com equipamentos específicos para as atividades e ensina as técnicas de modelagem e confecção de peças de roupas dos mais variados estilos. A formatura contou com a presença do prefeito José Roberto Ronqui, que cumprimentou os formandos e destacou a importância do trabalho que oferece uma nova perspectiva de emprego e trabalhos aos beneficiários, que se mantiveram interessados em aprender ao longo de todo o curso. A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Fátima Ronqui, destacou que já foi aluna do curso e falou sobre a importância da qualificação para seu trabalho com artesanato. A secretária de Educação, Tatiane Rogatti Rossini, destacou que a costura é uma arte que requer um processo de elaboração e execução, transformando um simples tecido em uma vestimenta que valoriza a pessoa. Segundo ela, os alunos do projeto recebem todo o material da Prefeitura e sempre confeccionam as peças em duplicidade, podendo ficar com uma para eles e doando a outra para o Fundo Social. Além da entrega dos certificados aos alunos concluintes do curso, houve uma exposição com artigos de moda produzidos durante o curso. O evento foi encerrado com uma confraternização. A Escola Helena Buzetti Beltramin entrou em recesso e deverá retomar suas atividades em fevereiro. Interessados deverão comparecer ao local para fazer a inscrição e participar das novas turmas.