28 JUN 2015
Plano Decenal estabelece política para o setor educacional de Palmital
Proposta foi elaborada pela Prefeitura para estabelecer diretrizes, estratégias e metas desde o ensino infantil até o superior Em sessão extraordinária realizada na manhã da última quinta-feira, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 46/2015, elaborado pela Prefeitura Municipal que estabelece o Plano Decenal de Educação para Palmital. O documento, criado a partir de diagnóstico do setor e que foi discutido junto à população, estabelece diretrizes, estratégias e metas a serem cumpridas até 2025. O texto fundamenta as bases da política educacional, que deverá ser executada pela Prefeitura e acompanhada pelo Conselho Municipal de Educação. O projeto, que inclui o diagnóstico de cada um dos segmentos da educação em Palmital, do ensino infantil ao superior, estabelece metas a serem cumpridas a médio, curto e longo prazos. O trabalho foi iniciado pela Secretaria de Educação em maio, quando se realizou uma conferência para apresentar as propostas de trabalho, o grupo encarregado do texto, e o início dos debates sobre os temas. As ações de preparação do Plano Decenal também incluíram consultas à comunidade para identificar as demandas e necessidades de Palmital. Entre as atividades, foram realizadas reuniões em escolas com a participação de gestores e educadores, além de pais de alunos para tratar o tema, com urnas em órgãos públicos e estabelecimentos de comércio para receber sugestões. As propostas foram analisadas e utilizadas para a conclusão do texto final do projeto do Executivo. A Secretária de Educação, professora Geane Amorim destaca que o "Plano Decenal não é obra somente para uma administração, pois tem duração de dez anose é elaborado para beneficiar toda a população". Uma das primeiras ações a serem cumpridas, informou a Secretária, será disponibilização de vagas em escolas públicas para todas as crianças de 4 a 5 anos, pois a legislação estabelece a obrigatoriedade do cumprimento da educação infantil. "Já estamos preparados para atingir essa meta em 2016, pois nossa rede tem condições de absorver a demanda", ressaltou. Geane informou que, para os próximos anos, a rede será ampliada com a entrega de duas novas creches, uma na região central da cidade, outra no Parque dos Antúrios. A secretária também disse que além de cuidar da educação básica, a Prefeitura busca opções de ensino superior em Palmital, incluindo a instalação de um Polo da Universidade Aberta do Brasil, com cursos de graduação e pós graduação em parceria com o Ministério da Educação. Outras ações citadas por Geane, que constam do Plano Decenal, é a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, implantação de novas ferramentas digitais nas escolas e Centro de Referência de Tecnologia em Educação, com os mais modernos recursos para possibilitar que os alunos desenvolvam ao máximo suas aptidões e conhecimentos. "Nossa proposta também busca garantir a continuidade dos trabalhos e as conquistas no setor em Palmital, como escolas bem equipadas, infraestrutura adequada, cursos técnicos, uniformes, merenda escolar de qualidade, sistema apostilado e ações de formação continuada do magistério", finalizou a Secretária.
Fonte: Jornal da Comarca / Assessoria de Comunicação