02 FEV 2015
PECA encerra atividades com mais de 1,8 mil atendimentos em Palmital
Segundo organização, mutirão de saúde da Faculdade de Mediciana da Santa Casa de São Paulo atendeu 619 pessoas em diversas especialidades; 35 cirurgias foram realizadas O mutirão de saúde do Programa de Expedições Científicas e Assistenciais - PECA -, a maior iniciativa no gênero na história de Palmital, foi encerrado na semana passada com o registro de 1.879 atendimentos em diversas especialidades a 619 pessoas. O trabalho foi desenvolvido por alunos, médicos residentes e professores da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), com apoio de instituições, da Prefeitura e da Confederação das Misericórdias do Brasil (CMB). O atendimento foi feito na escola municipal Maria Eulália Vieira Scalla, no bairro São José, além de visitas domiciliares e às entidades. O mutirão também realizou 34 cirurgias na Santa Casa de Misericórdia, beneficiando pacientes que aguardavam na fila de espera do Sistema Único de Saúde. Segundo o médico Paulo Carrara, chefe do Departamento de Medicina Social da Santa Casa de São Paulo e orientador do PECA, os trabalhos buscaram atender amplamente as necessidades dos pacientes em Palmital com consultas, exames e fechamento de diagnósticos . "Foram feitas as consultas e exames para que as pessoas pudessem sair com o diagnóstico e tratamento adequado", disse, ressaltando que a Secretaria de Saúde recebeu cópias de todos os prontuários para o acompanhamento dos casos. Os dados para elaborar o relatório final do trabalho, que deverá ser apresentado em maio durante evento em São Paulo, que deve conter indicações de melhoria do atendimento no setor. Carrara destacou que Palmital tem boa estrutura na rede básica de saúde e que uma das principais contribuições do PECA foi a eliminação de parte da fila de espera por cirurgias, além de atendimentos nas áreas de otorrino e audiometria. Ele citou o caso de uma criança que, conforme entendimento com a Prefeitura, poderá ser encaminhada para a Santa Casa de São Paulo para acompanhamento e a instalação de um implante auditivo. "Foi uma experiência muito boa, pois tivemos uma demanda fortíssima, apesar de ser uma das menores cidades que trabalhamos. E foi uma boa oportunidade para os alunos o contato com a população, para entender como funciona uma cidade fora da grande São Paulo, onde as relações são mais estreitas. Foi muito enriquecedor, sem dívida nenhuma", comentou. Como parte da programação, o PECA deverá retornar a Palmital em 2016 e será realizado na mesma época para aproveitar as férias escolares. O retorno será para que os alunos possam reavaliar todos os casos e ter uma ideia de como foi o impacto do trabalho, mantendo um compromisso com a saúde pública no município.

ATENDIMENTOS DO PECA

Serviço Social .............................. 8

TOTAL ................................. 1.879

Pacientes .................................. 619

Também foram realizadas 34 cirurgias na Santa Casa de Misericórdia de Palmital, sendo 3 obstétrica e 31 gerais, das quais 13 foram para solucionar problemas de hérnias e 18 para extrair vesículas.

Fonte: Comunicação / Jornal da Comarca