20 JAN 2015
Palmital abrigará usina regional que transformará lixo em energia
Unidade às margens da rodovia Raposo Tavares deve iniciar suas atividades ainda este ano; com investimento inicial de R$ 10 milhões, vai transformar lixo em energia elétrica utilizando tecnologia ianda inédita no país.
Palmital foi escolhida para receber a primeira usina de transformação de lixo em energia elétrica, em projeto que deverá atender 40 municípios da região. O projeto foi viabilizado pelo CIVAP, consórcio intermunicipal que congrega 25 cidades do Médio Vale Paranapanema, com investimento inicial de R$ 10 milhões. As obras já estão em andamento em área adquirida às margens da rodovia Raposo Tavares, na proximidades do Posto Palmital, e a usina deverá entrar em funcionamento ainda neste ano. A construção em Palmital da Central de Transformação de Resíduos Sólidos Urbanos(CTR-SU) deverá reduzir drasticamente a quantidade de lixo destinada aos aterros sanitarios das cidades da região. Pelo projeto, o material orgânico coletado pelas prefeituras será enviado para a usina e transformado em Combustível Derivado de Resíduo (CDR). Com a aplicação de processo térmico, será produzido gás para viabilizar a geração de energia elétrica. A usina, instalada no quilômetro 427,5 da Raposo Tavares, está recebendo investimento inicial de R$ 10 milhões da PCD Empreendimentos, empresa que venceu licitação promovida pelo CIVAP, na infraestrutura e equipamentos, além da compra dos oito alqueres às margens da Rodovia Raposo Tavares. O empreendimento, instalado sem custo para as cidades, vai aplicar tecnologia ainda inédita no país. Na primeira fase do projeto será feito o processamento do material para produção do CDR. A central terá capacidade para processar até mil toneladas por dia e gerará 15 empregos diretos, além de impostos para Palmital durante a construção e operação. A Prefeita Ismênia Medes Moraes se disse satisfeita com a escolha de Palmital para abrigar a nova usina, já que a cidade ocupa lugar estratégico na região. Ela explicou que o projeto foi iniciado pelo CIVAP na gestão do prefeito Reinaldo Custódio da Silva e que ela acompanhou a segunda fase, quando foi decidida a produção de gás para geração de energia elétrica. A prefeita ainda enfatiza que a conquista tem muitos motivos para comemoração, visto que Palmital será um polo de referência no Brasil graças à tecnologia implantada na usina.
Fonte: Comunicação / Jornal da Comarca