26 NOV 2014
Santa Casa de São Paulo fará mutirão de saúde em Palmital

Em reunião na tarde de sexta-feira (21), no auditório da Secretaria de Educação, a prefeita Ismênia Mendes Moraes anunciou a realização do Projeto de Expedições Científicas e Assistenciais (PECA) em Palmital, que será executado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. O programa previsto para o período de 21 a 28 de janeiro, nas dependências da escola municipal Lalita Scala, no bairro São José, vai reunir estudantes de medicina e professores da instituição em um mutirão de ações de saúde preventiva e para realização de exames e procedimentos clínicos. O programa tem como objetivo reduzir a demanda pelos serviços médicos e oferecer assistência mais rápida aos pacientes de Palmital. A reunião que detalhou o programa contou com a presença da secretaria de Saúde Nádia Ortiz e de Edson Rogatti, presidente da Confederação das Misericórdias do Brasil (CMB), instituição que congrega mais de duas mil santas casas do país e que aprovou a realização do trabalho em Palmital. Também participaram vereadores, secretários municipais e chefes de departamentos, profissionais das unidades básicas de saúde e representantes de entidades, que conheceram os objetivos e propostas do Peca. De acordo com a Secretaria de Saúde, a infraestrutura do Peca será montada na escola municipal Lalita Scalla e deverá contar com aproximadamente 300 pessoas entre estudantes de medicina e professores da Faculdade da Santa Casa de São Paulo, que farão atendimento em diversas especialidades. O trabalho inclui exames, consultas, encaminhamentos e até cirurgias realizadas pela equipe coordenada pelo médico Paulo Carrara, chefe do Departamento de Medicina Social da instituição. A preparação para as ações será iniciada em dezembro pela Secretaria de Saúde. A prefeita municipal destacou a importância dessa ação inédita em Palmital, ao garantir o atendimento à demanda da população, e enfatizou que é um grande conquista para a saúde pública do município. Durante a reunião, Rogatti afirmou que o atendimento à saúde em Palmital é um setor que funciona com muita eficiência e revelou que o município é um dos poucos do estado de São Paulo que custeia toda a estrutura do Pronto-Socorro municipal. Segundo o presidente da CMB, oferecer um projeto dessa grandeza para atender a população é um feito sem precedentes na história de Palmital e região. "Além dos serviços básicos e de baixa e média complexidade oferecidos na cidade, o projeto da Santa Casa de São Paulo é uma forma de incrementar ainda mais este setor essencial do serviço público", ressaltou.

Fonte: Comunicação / Jornal da Comarca
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024