01 OUT 2014
Palmital terá polo da Universidade Aberta do Brasil

A prefeita Ismênia Mendes Moraes recebeu na quarta-feira (24) um ofício do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação de Docente da Educação Básica, órgão da Secretaria de Educação de São Paulo, que noticiou a aprovação da abertura do polo de apoio presencial do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Palmital. O documento, assinado pela presidente do órgão Carmen Silvia Canuto Biágio, especificou a aprovação ocorreu durante a reunião realizada na quinta-feira da semana passada e que a autorização para a implantação da unidade se baseou na justificativa apresentada pela Secretaria de Educação, que apontou demanda no processo de formação continuada do magistério municipal. Com isto, será possível o oferecimento de ensino superior gratuito por meio da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), conforme solicitação da atual administração ao governo estadual. O sistema UAB é desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação, e promove um trabalho integrado universidades públicas para oferecer oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldades de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação à distância. O programa conta com a parceria dos estados e municípios, bem como renomadas instituições de ensino do país. A proposta é que estados e municípios disponham de polos presenciais com a oferta de bibliotecas, laboratórios pedagógicos e de informática, tutores presenciais para atendimento e sala para videoconferência. Além de atender o público geral, a iniciativa também prioriza a formação continuada de professores para a melhoria da educação básica. Em Palmital, a proposta é que as atividades sejam desenvolvidas por meio Univesp, mantida pela desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, contando também com a parceria da USP, da Unicamp, da Unesp, do Centro Paula Souza, da Fundação Padre Anchieta e da Capes para o desenvolvimento das atividades. foto: A prefeita Municipal, a secretária da Educação Geane Amorin e presidente da Univesp, Carlos Vogt durante encontro em São Paulo.

Fonte: Jornal da Comarca
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024