11 DEZ 2013
Centro de Referência de Assistência Social Dr. Emílio Valério Neto é inaugurado

A Prefeitura de Palmital inaugurou no dia 6 de dezembro, o novo prédio do CRAS, "Dr. Emílio Valério Neto". A construção, a primeira no Brasil que atende todos os requisitos do Governo Federal, oferece mais espaço para o desenvolvimento das atividades do CRAS, com salas adequadas para a oferta de cursos e atendimento às mais de 3500 famílias assistidas pelo órgão. Durante a solenidade, também foram descerradas as placas inaugurativas da Praça de Exercícios do Idoso, da Academia ao Ar Livre e da sede do PROCON de Palmital. O CRAS - Centro de Referência de Assistência Social agora funciona na Rua Uruguai, 119. Quem foi Emílio Valério Neto na íntegra do texto do Projeto de Lei de autoria do vereador Valter Monteiro Bento: Emílio Valério Neto nasceu em Palmital, em 30 de outubro de 1944 e faleceu em 08 de março de 2010, vítima de ataque cardíaco quando trabalhava em seu escritório de advocacia, no centro da cidade. Filho do comerciante Amando Valério e da costureira Nair Rorato Valério, era o mais velho de oito irmãos. Em janeiro de 1969, casou-se com Maria Vitória Biazon Valério, com quem teve o único filho Rodrigo Biazon Valério. Ainda criança, com onze anos de idade, começou a trabalhar com o cartorário Adão Pires da Cruz, como “fiel de cartório”, denominação dada à época aos menores aprendizes do serviço notarial. Junto com o exercício profissional precoce, no qual se destacou pelo perfil austero e dinâmico, Emílio se dedicou a filantropia e à religiosidade. Ingressou ainda jovem na Diretoria do Asilo São Vicente de Paula de Palmital, onde permaneceu de janeiro de 1967 até 08 de março de 2010, data de seu falecimento, revezando cargos na Diretoria. Foi Presidente da Entidade durante nove mandatos; período em que conseguiu recursos para transformar a Instituição de atendimento a idosos carente de Palmital, em referência para a região, para o Estado e para o País. Na juventude, Emílio exerceu o cargo de escrevente de cartório, e paralelamente ao trabalho diário fez curso de Direito na cidade de Marília, na Fundação Eurípedes Soares da Rocha. Concluiu o curso de Direito na década de 70. A partir de então, passou a exercer a advocacia na Comarca de Palmital. Pela sua competência profissional, pela sua retidão de caráter e pelo seu altruísmo extremo, era figura muito respeitada no meio social, católico e jurídico de Palmital. Em 19 de setembro de 1985, já com vasta experiência profissional, foi um dos fundadores da 137ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Palmital, tendo sido presidente da entidade no período de 1993 a 1995, e vice presidente entre 1995 e 1997. Muito integrado na comunidade, manteve ativa participação na vida católica, como palestrante para lideranças cristãs de Cursilhos, para jovens do TLC e da Pastoral da Juventude. Emílio fazia parte também da Diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Palmital. Emílio preparava uma nova etapa em sua carreira, pois tinha intenção de se tornar professor universitário. A capacitação para tal função ocorreu no final do ano de 2009, quando concluiu o Curso de Pós Graduação em Direito Civil na Fundação Eurípedes Soares da Rocha da cidade de Marília/SP. Infelizmente esta nova etapa de sua carreira não foi possível se concretizar em face de seu precoce falecimento. A vida do cidadão Emílio Valério Neto ficou marcada pela sua grandeza de alma, pela sua benevolência, pela sua disposição em ajudar o semelhante; sempre pronto a socorrer, principalmente os mais necessitados; pelas atitudes caridosas realizadas (muitas delas, no anonimato, que só depois de seu falecimento vieram à tona), enfim pelo seu espírito altruísta; tanto na vida familiar e em sua profissão de advogado, como nas atividades que exercia na gratuidade, principalmente à frente do Asilo São Vicente de Paulam ao qual se dedicou por mais de 40 anos.

Fonte: Assesoria de Comunicação
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024